Mesmo diante de um cenário político e sobretudo econômico nos últimos anos de inúmeras transformações, evidenciado ainda mais pela pandemia do coronavírus, o número de pessoas inadimplentes, em Caxias do Sul está em queda. De acordo com dados da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Caxias), 142.001 pessoas economicamente ativas estão com dívidas na cidade, configurando a menor taxa dos últimos três anos.
O estudo da entidade caxiense leva em conta um período de 12 meses, sempre de agosto do ano anterior para o mesmo mês do ano seguinte. Nele, fica evidenciado a queda no número de inadimplentes por parte da população, nos três últimos anos.
Em 2019, ainda em um contexto sem pandemia, os endividados em Caxias do Sul totalizavam 146.967 pessoas, representando 36,2% da população economicamente ativa, que leva em conta a faixa etária a partir dos 15 anos.
Em 2020, já sobre efeitos da crise causada pela pandemia e com um longo período na qual as cidades restringiam várias atividades, o número caiu 1,31% dos endividados, que somavam 145.042. Em termos de população ativa, 35,2%.
Já no período até agosto deste ano, a sequência de queda de inadimplentes se manteve no município. Conforme o levantamento divulgado pela CDL, 142.001 pessoas , ou seja, 33,9% da população economicamente ativa. A diminuição, em relação ao ano anterior é de 2,10% e para 2019, é de 3,38%.
Para o Coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias do Sul, Cleber Figueredo, o atual patamar é considerado bom. Ele aponta alguns motivos para a queda no número de inadimplentes.
— Apesar da pandemia, tivemos um entendimento melhor pela população sobre a quitação das dívidas. O mercado também ajudou, pois entendeu que valia a pena abrir mão de resultados financeiros para dar desconto e zerar a dívida das pessoas para elas voltarem a ter crédito. A taxa de juros, também favoreceu. Então, o quadro começou a se reverter e está sendo importante e positivo — analisa.
Entretanto, Figueredo pondera que sempre há oscilações dos números. E que o menor patamar, não é o atual, mesmo que seja positivo.
— Estamos em um patamar bom, mas já tivemos menos durante o ano. O menor patamar foi dezembro de 2020, com 136.488. Depois, como sempre acontece, os números vão oscilando — revela.
Cabe destacar que a CDL alterou a metodologia da contagem dos inadimplentes. Anteriormente, o monitoramento se dava com dava com os CPFs e tinha base de dados dos associados. Já em 2019, com acesso ao sistema do SPC Brasil, se passou a trabalhar com todas as pessoas com CEP registrado em Caxias e que não tinham apenas dívidas na cidade, caso dos cartões de créditos, que têm matriz em outros municípios ou estados e antes, não eram contabilizados. Com isso, o atual monitoramento se tornou mais amplo e confiável.
Feirão Limpa Nome da CDL é alternativa de renegociação
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Caxias do Sul, pelo quarto ano consecutivo promove o Feirão Limpa Nome CDL Caxias, que busca incentivar o pagamento de pendências e a regularização de crédito dos consumidores através de descontos, abatimento de juros e isenções de multas com as 969 empresas participantes da ação. Neste ano, a expectativa é que sejam realizados 10 mil acordos e recuperados R$ 1,2 milhão por meio da iniciativa, repetindo o desempenho da edição anterior.
A campanha segue até 3 de janeiro de 2022, e é um estimulo para que a população utilize o 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar as dívidas. Além do abatimento de juros e isenção de multa, dependendo do tempo da dívida, o consumidor consegue renegociar os passivos com descontos que variam de 10% a 50%. Neste ano, de forma inédita, algumas lojas associadas também estão revertendo 50% do valor da dívida em mercadorias no próprio estabelecimento.
Quem é inadimplente ?
Para fazer parte do número de inadimplentes, as pessoas precisam atender uma série de requisitos. O principal deles é estar em atraso com alguma empresa, seja do setor público ou privado, do comércio ao bancário. A partir disso, essa instituição faz o registro da dívida em algum balcão de crédito e assim, a pessoa acaba sendo incluída nos levantamentos do SPC Brasil, da CDL Caxias e outras.
Figueiredo destaca alguns pontos a serem observados pelas pessoas.
— Quando você negocia o serviço com uma empresa, há um contrato e várias cláusulas que determinam o que pode acontecer em caso de atraso. Elas vão da suspensão do serviço, bloqueio até o registro no SPC, Serasa e etc. Via de regra, uma semana, duas ou depois, as empresas já têm essa autorização para entrar no registro em algum balcão de crédito. A partir disso, você está contando no nosso indicador — conta.
Fique atento
O quê: 4º Feirão Limpa Nome CDL Caxias do Sul
Quando: até 3 de janeiro de 2022.
Onde: Palácio do Comércio - SPC Brasil (Rua Sinimbu, 1415, esquina com Alfredo Chaves), junto à CDL Caxias.
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia).
Mais informações: telefone (54) 3209.9977 ou WhatsApp (54) 9.9916.2108.