Apesar do atropelo provocado pela pandemia que exigiu investimentos rápidos na venda online, o ritmo do desenvolvimento digital do varejo de Porto Alegre ainda é discreto. A conclusão é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) a partir de um levantamento encomendado à Vitamina Pesquisas chamado de "Maturidade Digital do Varejo", que teve foco principal em micro e pequenas empresas. Pelos dados destacados em uma apresentação do material, apenas um terço das empresas pesquisadas tem vendas físicas e digitais. Alguns resultados:
43,3% vendo só no físico, mas uso redes sociais e site para divulgar a marca
19,2% vendo só no físico
32,7% vendo no físico e no digital
4,8% vendo só online
Entre os que vendem só no físico, apenas 19,2% percebeu que precisa ir para o online, mas ainda não começou o processo. Sobre as maiores dificuldades para transformação digital, destacam-se: perfil do consumidor, colocar em prática, investimento e equipe capacitada. Todas são respostas que mais de 40% das citações e, claro, não surpreendem.
- Existem muitos dados nacionais e globais de como a transformação digital deve acontecer, mas, para que de fato haja uma mudança benéfica, precisamos saber quais são as dificuldades reais dos comerciantes locais - diz o presidente da CDL, Irio Piva.
E as ações mais usadas pela empresa no digital foram:
85% localização no Google Maps
83% perfil no Facebook
78% perfil no Instagram
E para a venda:
91% recebe Pix
84% emite nota fiscal eletrônica
78% tem venda pelo WhatsApp
Por uma classificação feita por CDL e Vitamina, as lojas de Porto Alegre são:
40% digitalmente principiante
31% digitalmente engajada
17% digitalmente avançada
12% digitalmente inovadora
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.