Prevista para maio de 2022, a nova eleição para a presidência da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) deverá ter dois nomes na disputa. À noite passada, Paulo Roberto Kruse, atual presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), lançou sua candidatura. O outro candidato é o atual presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, que ocupa o cargo desde 2014.
Com diversos integrantes, as chapas ainda precisam ser formatadas. O registro delas deve ocorrer em março do ano que vem. Bohn disse à coluna ainda acreditar em um acordo para se ter uma chapa única, mas Kruse demonstra estar bem decidido quanto à sua candidatura. Ambos tiveram uma atuação muito forte, em especial, durante as negociações com governos sobre restrições da pandemia. Kruse liderou diversas reuniões com a prefeitura de Porto Alegre que a coluna teve a oportunidade de acompanhar. Em tempo, ambos são cunhados.
A Fecomércio-RS é uma das entidades mais importantes do Estado. Ela representa os setores de serviços, varejo e atacado, que pesam muito no PIB e são grandes geradores de emprego. São 530 mil estabelecimentos, que geram 1,5 milhão postos de trabalho formais no Estado. A base tem mais de cem sindicatos. Já no Sindilojas Porto Alegre, o sucessor de Kruse será Arcione Piva, que é empresário do varejo de materiais de construção.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.