Mesmo com a crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus, a Black Friday promete movimentar o comércio nesta sexta-feira (27). Neste ano, além das compras presenciais, as vendas online devem receber um incremento generoso, conforme estimativas do setor.
Em razão da pandemia, os tradicionais horários estendidos das lojas físicas não foram autorizados em Porto Alegre. Portanto, os estabelecimentos seguem abrindo as portas nas faixas estabelecidas pelo decreto municipal.
— Como houve aumento da contaminação, deverão ser mantidos horários normais adotados na pandemia, lamentavelmente. Mas nós entendemos o que estamos passando e vamos obedecer — afirma Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.
Apesar do horário limitado, a estimativa da entidade é positiva para a data. Segundo Kruze, a perspectiva é de crescimento em relação a 2019. O consumo represado e os estoques cheios em razão do fechamento do comércio nos meses anteriores devem impulsionar as vendas.
— Temos promoções muito atraentes, e a internet vai vender bastante. Assim, esperamos um aumento nas vendas na comparação com o ano passado — afirma o presidente.
Na Capital, fiscais do Procon municipal vão circular pelos shoppings para prestar assistência aos consumidores. Além disso, o órgão vai receber queixas pelo site (leia abaixo).
— Mas quem realmente identificar algum problema, a gente indica que faça a denúncia do comércio que estiver praticando alguma infração no site do Procon. Ainda não estamos com o atendimento presencial, mas atendemos por esse canal, no qual recebemos as denúncias e, no mesmo dia ou no seguinte, já encaminhamos uma resposta para o consumidor — esclarece Fernanda Borges, diretora do Procon Porto Alegre.
Municípios gaúchos que não contam com um Procon municipal podem registrar suas queixas no órgão estadual (leia abaixo).
Saiba como não cair em ciladas
Compare
Carline Raddatz, analista jurídica do Procon-RS sugere que os consumidores busquem se informar sobre o valor do produto desejado em diversas lojas, sejam físicas ou virtuais, para avaliar se o desconto anunciado realmente vale a pena.
— Vemos bastante maquiagem de preço, que é quando aumentam os valores antes e depois os reduzem. Ou não oferecem tanto desconto — aponta.
Uma boa ferramenta que pode ser utilizada nesses casos é o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, elaborado pelo órgão, em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda. Nele, é possível pesquisar os preços de um produto usando nome ou código de barras e ainda fazendo um filtro de raio de distância em que ele pode ser encontrado.
Desconfie
Não caia em promoções que são incompatíveis com o valor do produto. Desconfie, por exemplo, de uma televisão que habitualmente custa mais de R$ 2 mil e está sendo vendida a R$ 500.
Olho na reputação
Certifique-se que a empresa é confiável. Para isso, pesquise sua reputação em sites como consumidor.gov.br e Reclame Aqui.
— É importante escolher lojas que tenham boas experiências. Ver a reputação da empresa, ler os comentários — indica Carline.
Em compras via internet, veja se o site traz informações como razão social, CNPJ, endereço físico e telefone.
— Se ocorrer um problema, o próprio consumidor vai ter que entrar em contato. E para fazer o atendimento no Procon é preciso ter essas informações — completa a analista jurídica.
Não compre por impulso
Para Fernanda, quem se dá melhor na Black Friday são aquelas pessoas que sabem o que querem e que acompanham a variação de preços que o produto desejado sofre.
— Compra por impulso é cilada. A pessoa acha que a oferta está muito vantajosa e acaba se endividando. É preciso planejamento —diz.
Informe-se sobre políticas de troca
Antes de efetuar uma compra, certifique-se das políticas de troca dos produtos. Nas lojas físicas, isso depende do próprio estabelecimento, que deve deixar as regras bem claras. Já nas compras pela internet, o comprador é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, que assegura a troca ou devolução do produto em um prazo de sete dias a contar da data em que o material foi recebido. Nesses casos, pode-se solicitar um código de postagem para o fornecedor a fim de efetuar a devolução.
Ao comprar eletrodomésticos ou aparelhos que possam requerer testagem, o ideal, indica Fernanda, é solicitar que a transportadora aguarde o teste.
— Se tiver algum problema, já devolve naquela oportunidade. Se não houver espera, é bom registrar que não foi possível abrir na frente da transportadora — aconselha a diretora do Procon de Porto Alegre.
Atenção com o frete
Lembre-se de conferir se o prazo de entrega estipulado em compras via internet atende às expectativas. Também abra o olho na hora de cotar o frete.
— Às vezes, o frete consome o valor do desconto da mercadoria — destaca Fernanda.
Serviço
Horário do comércio na Capital
- Shopping centers: das 12h às 22h
- Comércios, prestação de serviços e centros comerciais: das 9h às 19h
Onde fazer queixas
- Em Porto Alegre, neste site
- Municípios sem Procon, neste site