Engana-se quem pensa que as empresas que são destaque negativo nesta edição da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29), são sites de grandes varejistas ou lojas de eletrônicos. Três entre as cinco companhias que estão bombando em queixas, conforme o site Reclame Aqui, são negócios de alimentos, sendo que duas são grandes redes de fast-food: McDonald's e Burguer King.
O Reclame Aqui considera destaques negativos as empresas que mais recebem queixas em relação ao seu próprio histórico no site. O McDonald's estava no topo desta listagem às 16h20min, com queixas principalmente em relação a promoções.
As reclamações miram mal funcionamento do aplicativo, indisponibilidade de cupons e filas extensas nas lanchonetes. Para esta Black Friday, a empresa anunciou promoções ousadas, como venda de dois sanduíches clássicos por R$ 4,90 via aplicativo do Mercado Pago e pagamento por código QR.
Concorrente do Mc, o Burguer King também aparece na relação. As reclamações recaem sobre o mal funcionamento do site de pagamento, filas enormes nas lanchonetes e sistemas fora do ar. A empresa também anunciou a venda de três hambúrgueres por R$ 15, sendo que quem comprar pelo Mercado Pago teria direito de escolher o dobro de sanduíches.
O próprio Mercado Pago aparece na lista pouco honrosa do Reclame Aqui, principalmente por falhas nos serviços para as lanchonetes. Outro serviço de comida, o iFood também está na relação de empresas, seguido pelo Uber – ambos os aplicativos prometem condições especiais para esta Black Friday.
Líderes de reclamações
Ao considerar apenas o número total de reclamações – sem levar em conta o histórico – o Reclame Aqui verificou que Americanas, Kabum!, Casas Bahia, Magazine Luiza e Méliuz lideram o desonroso ranking. No portal, houve 4,8 mil reclamações sobre a Black Friday entre as 11h de quarta-feira, quando iniciaram muitas das promoções, e 12h desta sexta, um aumento de 44% na comparação com igual período do ano passado, conforme o portal. As principais queixas são propaganda enganosa e problemas na finalização da compra.