Faltando poucos dias para uma das principais datas do calendário do comércio brasileiro, os serviços de proteção ao consumidor reforçam as dicas para escapar de ciladas nesta Black Friday, que ocorre na próxima sexta-feira (29). A data de promoções deve girar R$ 161 milhões em compras no Estado, principalmente com a procura por smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática, móveis e decoração, conforme a organização do evento.
Os Procons de Porto Alegre (Procon-POA) e do Rio Grande do Sul (Procon-RS) elaboraram dicas para salvar os clientes de falsas ofertas, de descontos enganosos e até das compras por impulso. As sugestões envolvem elaborar uma lista com os produtos desejados, para evitar ser levado pela tentação por algo desnecessário, pesquisar previamente se os sites são seguros, conhecer a política de troca, devolução e prazos de entrega, e monitorar os preços para saber se as ofertas são reais.
Há alguns anos, o evento chegou a ser apelidado de Black Fraude, pois os lojistas aumentavam os preços dos produtos semanas antes para depois reduzir os valores e justificar a promoção, o que rendeu a anedota de Tudo pela Metade do Dobro.
— É importante ficar atento ao valor e à qualidade dos produtos e serviços oferecidos, se são reais ou custam a "metade do dobro". Só assim pode-se reduzir os riscos de cair na "Black Fraude" — sugere Felipe Martini, diretor do Procon-RS.
O Procon da Capital estará com uma mobilização especial para a data. Fiscais percorrerão estabelecimentos do varejo físico para verificar se as ofertas anunciadas correspondem à oscilação de fato dos preços. Desde o início de outubro, o órgão da prefeitura responsável pela defesa do consumidor já realizou cinco levantamentos de valores de eletrodomésticos e eletrônicos portáteis, que podem ser acessados por qualquer consumidor neste link.
As dicas para fazer bons negócios
- Fique atento ao prazo de entrega do produto, bem como às informações sobre a política de troca da empresa, para evitar problemas futuros.
- É importante realizar uma pesquisa de preços antecipadamente para comparar os produtos de diferentes marcas e garantir que a promoção é real. Você pode ter acesso a serviços de monitoramento de preços online que ajudarão nesta tarefa.
- Alguns bem conhecidos são o Buscapé, que compara valores em diferentes lojas e apresenta a variação nos últimos 12 meses, e o JáCotei, com comparação dos valores de um mesmo produto em diferentes sites e um gráfico mostrando a variação nos últimos 30 dias.
- Deixe reservado o valor aproximado do produto que deseja, de forma a conseguir pagar à vista no dia 29. Isso vai evitar que você tenha que parcelar e arcar com juros.
Comprando em segurança
- Documente todos os passos da sua compra virtual fazendo registro de tela, inclusive com o e-mail do fornecedor, para casos de troca ou não recebimento do produto.
- Antes de comprar em um determinado site, busque informações e opiniões de clientes em portais de reclamação e nos procons.
- Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou pelas redes sociais. Procure informações nos sites das lojas ou das próprias marcas.
- Desconfie e evite prosseguir com a compra quando só estiver disponível a forma de pagamento em boleto bancário, sendo que no anúncio da oferta constavam diversas formas para pagamento.
Esteja atento aos seus direitos
- O consumidor pode exercitar seu direito de arrependimento de compra feita pela internet no prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto ou do serviço contratado.
- Em caso de o produto dar defeito, o fornecedor tem um prazo de até 30 dias para resolver o problema. Depois desse prazo, o consumidor poderá exigir a substituição por outro igual e novo ou a restituição imediata da quantia paga, corrigida monetariamente.
- Produtos expostos em vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, deve ser informado o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
FONTE: Procon-RS e Procon Porto Alegre