Os preços de produtos que costumam ser mais procurados na Black Friday tiveram redução média de 12,25% entre o dia 3 de outubro e esta sexta-feira (29). A conclusão é de monitoramento feito pelo Procon de Porto Alegre, que realizou nove levantamentos desde a primeira data, em outubro.
A pesquisa acompanhou os preços de 13 produtos que estavam igualmente disponíveis em quatro grandes portais brasileiros de e-commerce (Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio).
Ao todo, a pesquisa do Procon monitorou 52 preços no período. Desses, 36 tiveram queda. O destaque foi o Forno de Microondas Electrolux MEF41, de 31 litros, vendido pelas Casas Bahia, que chegou à Black Friday com um desconto de 22,27% em relação ao dia 3 de outubro, quando o Procon da Capital iniciou a pesquisa.
No entanto, houve aumento em pelo menos oito preços pesquisados no período, com elevação média de 21,62%. A maior delas foi no smartphone da marca Motorola, modelo Moto G7 Play Indigo, de 32GB, vendido pelas Casas Bahia – que subiu 53,9% entre os dias 3 de outubro e 29 de novembro.
Outros oito produtos não puderam ser verificados porque ficaram indisponíveis em alguns portais no decorrer da pesquisa.
Confira as variações nos valores dos produtos: