Ruas lotadas e lojas tomadas por consumidores tentando aproveitar preços com descontos. A tarde de sexta-feira (29) foi marcada por um movimento acima da média no centro de Porto Alegre em razão da Black Friday, data em que estabelecimentos prometem descontos em produtos para fomentar as vendas - no Rio Grande do Sul, a estimativa é de que sejam comercializados R$ 161 milhões.
A maioria das lojas está com a fachada enfeitada com balões, faixas e cartazes anunciando as promoções. Só que para conseguir encontrar produtos com desconto, muitas pessoas tiveram que enfrentar longas filas. Na rua dos Andradas, por exemplo, uma tradicional loja do segmento de varejo estava completamente lotada por volta das 15h.
— Cheguei às 10h30min e só consegui sair por volta das 15h30min. Está difícil até de se mexer lá dentro, mas valeu a pena. Consegui comprar várias coisas com um valor bem abaixo da média disse a desempregada Emilene Soarez Centeno, que saiu com cinco sacolas cheias de produtos, entre eles, fraldas e itens de higiene.
Estagiários de um escritório de advocacia que fica no centro da cidade, Éder Barbosa dos Santos e Eduarda Lírio de Melo tentavam caminhar pela calçada estreita da rua Otávio Rocha com quatro caixas. Dentro, havia cadeiras de escritórios que a dupla achou, segundo eles, por um "ótimo valor".
— Uma colega nossa quebrou a cadeira no escritório. Hoje saímos para comprar uma nova, mas os valores realmente estavam muito em conta, então aproveitamos e pegamos quatro de uma única vez. Agora, as cadeiras velhas já vão ser trocadas — disse Éder.
Lojistas disputam a atenção dos consumidores
Em frente às lojas, vale tudo para atrair a atenção dos clientes e vencer a concorrência, já que os estabelecimentos ficam muito próximos uns dos outros. Algumas optam por palhaços em pernas de pau chamando os consumidores, outras com vendedores com os rostos pintados.
— Aqui na rua Doutor Flores é uma loja em cima da outra. Então, a gente tem que buscar um diferencial e sempre estar sorrindo para todo mundo — disse a vendedora Anelise Ribeiro, que trabalha em uma rede de eletrodomésticos.
No centro de Porto Alegre, boa parte das lojas vai estender o horário durante a noite. De acordo com o Sindilojas Porto Alegre, as lojas que tiverem firmado acordo coletivo junto às entidades representantes da categoria poderão funcionar durante 24 horas nesta sexta-feira. Já os estabelecimentos que não solicitaram o acordo devem operar com horário normal.
Nos shoppings da capital, a movimentação também está acima da média em relação aos dias normais. No entanto, a expectativa dos lojistas é de que a procura aumente a partir das 18h. Eles apostam que muitas pessoas deixarão o trabalho e se deslocarão para aproveitar os descontos.
Horários estendidos
Para atender os clientes em busca de descontos, o comércio e os shoppings da Capital e da Região Metropolitana terão os horários estendidos nesta sexta-feira. Confira as alterações no funcionamento dos estabelecimentos neste link.