A Receita Federal alertou, nesta quarta-feira (13), sobre um golpe que ocorreu no interior de São Paulo no início deste ano: sites de falsos leilões fingem vender produtos supostamente apreendidos em operações policiais para embolsar lances de interessados. A Receita esclarece que não contrata terceirizados para leiloar produtos e que todos os lances de leilões eletrônicos são realizados no do site da instituição.
Ou seja, qualquer anúncio de leilões da Receita em outros sites é falso. Sempre que receber por redes sociais ou e-mail uma oferta que não seja no site da instituição, o cidadão deve desconfiar e verificar a origem do site.
No caso relatado, na cidade de Jundiaí (SP), uma página falsa com o cabeçalho da Receita anunciava produtos e emitia boletos para vencedores do leilão. Após o pagamento, as vítimas se dirigiam a uma unidade da Receita Federal para retirar o produto e descobriam que haviam sido enganados.
—No Rio Grande do Sul, não tivemos nenhum relato de que alguém tenha sido vítima desta fraude até agora, mas o ocorrido em São Paulo deve servir de alerta, pois, infelizmente, esses casos às vezes se repetem — afirma Ademir Gomes de Oliveira, superintendente-adjunto da Receita Federal no Rio Grande do Sul.
Preste atenção
A Receita realiza vários leilões em todo o país como forma de encontrar destino às mercadorias apreendidas – todos são detalhados em editais publicados em grandes jornais e no próprio site do órgão, com informações acessíveis a todos cidadãos. Além disso, os pagamentos nunca são feitos via boleto bancário, mas por meio do pagamento de um Documento de Arrecadação da Receitas Federais (DARF), emitido ao vencedor do leilão.
O único canal disponível para emitir lances é o Sistema de Leilões Eletrônicos, acessado através do site da Receita Federal, dentro do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Embora a consulta aos lotes seja aberta a todos cidadãos, para participar de leilões eletrônicos é necessário ter certificado digital.
Como acompanhar os leilões da Receita
1- Acesse o site da Receita e clique no link "leilão".
2- Em seguida, vá em "Leilão Eletrônico.
3- Nesta página, você poderá ler sobre as regras dos leilões da Receita e consultar os lotes em oferta. Para este caso, clique em "Consulte os Leilões".
4- Aqui estarão os leilões mais recentes, divididos por cidades e lotes. O acervo é tão variado que pode incluir peças de relógios, sacos de fertilizantes ou carros trazidos do exterior.
5- Clicando sobre cada item, você terá mais informações sobre o produto e o acesso ao edital que detalhou a oferta e as condições da disputa.