A greve dos caminhoneiros também traz reflexos ao transporte aéreo, e as companhias se mobilizam para orientar os passageiros a reorganizarem seus voos e ficarem atentos a eventuais alterações. No Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a tarde desta quinta-feira (24) deve marcar o começo dos transtornos que já são observados em outros aeroportos do país desde segunda-feira. A Latam adiantou que, no Salgado Filho, já há restrições nas operações. As companhias estão flexibilizando as regras para remarcações, com isenção de taxas aos clientes.
Ainda que o atraso ou cancelamento de viagens não seja responsabilidade direta das companhias, o Procon-RS esclarece que as empresas devem arcar com prejuízos aos usuários, oferecendo alternativas aos voos.
— No momento que o passageiro adquire um bilhete (aéreo), a companhia está sujeita a qualquer risco que possa impedi-la de ofertar esse serviço, então, ela tem de indenizá-lo — explica a diretora executiva do Procon-RS, Maria Elizabeth Pereira.
Na segunda-feira (21), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota recomendando passageiros com voos marcados que consultem as empresas aéreas antes de se deslocarem para os aeroportos até que a situação se normalize.
Em nota atualizada nesta quinta-feira, a agência garante que, mesmo com a escassez de combustível nos aeroportos, "todos os voos que estão em operação seguem abastecidos dentro do estabelecido pelos regulamentos da Agência". O órgão ressalta ainda que "os regulamentos da Anac estão amparados internacionalmente e regulam o cálculo a ser feito conforme a rota, a reserva mínima a ser observada, além de instruções sobre a operação que podem alterar o cálculo do combustível. Todas as medidas estipuladas nas operações visam a segurança operacional dos voos, que é a prioridade para a Anac."
Os direitos de quem teve o voo cancelado
> O passageiro tem direito de ser informado imediatamente sobre eventuais atrasos, cancelamentos e previsões de voos. A orientação é buscar o atendimento de sua companhia.
> Caso o voo seja cancelado, a companhia deve ofertar alternativas aos passageiros sem custos a eles, como outros meios de transporte ou reembolso do dinheiro.
> A companhia deve bancar eventuais custos com hospedagem, alimentação e translados a passageiros com voos cancelados pelo tempo que for necessário.
> A companhia pode sugerir ao passageiro que embarque em voo de outra companhia, mas ele não é obrigado a aceitar essa oferta.
> Em caso de conexões em que a bagagem é despachada antes e não fica com o passageiro, a companhia deve indenizar o passageiro de acordo com as necessidades dele. Via de regra, as empresas disponibilizam em suas lojas valores para indenização imediata, mas, segundo o Procon-RS, o cliente pode reivindicar uma quantia maior, desde que comprove a necessidade e o dano em razão do cancelamento.
> Todas as negativas de indenização por parte das companhias podem ser discutidas na Justiça.
O que dizem as principais companhias em operação no Salgado Filho
LATAM
Para minimizar impactos aos passageiros, a companhia flexibilizará suas regras, oferecendo isenção da cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data à escolha do cliente e, sem multas, em voos domésticos com partidas, chegadas ou conexões programadas para os aeroportos de Brasília (DF), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Recife (PE) e Teresina (PI), nesta quinta-feira (24).
Os passageiros podem procurar uma loja da companhia ou entrar em contato com a Central de Vendas, Informações, Fidelidade e Serviços:
4002-5700 — Capitais
0300-570- 5700 — Demais localidades do Brasil
AZUL
A companhia está cancelando algumas de suas operações por conta da greve dos caminhoneiros, que impede o fornecimento de combustível para os aeroportos e, consequentemente, o abastecimento de aeronaves. A lista completa dos cancelamentos, atualizado em tempo real, esta neste site.
GOL
A Gol informa que ainda não registrou, até o momento, atrasos ou cancelamentos de seus voos. Apesar disso, a companhia destaca que está aplicando medidas de contingência em toda operação, "mantendo as ações necessárias para minimizar os impactos aos seus clientes".
AVIANCA
A Avianca Brasil informa que permanece avaliando de perto a situação relacionada ao abastecimento de combustível em cada um dos aeroportos em que atua e se mantém sem cancelamentos ou atrasos decorrentes deste cenário, até o momento.
A companhia ressalta que, caso avalie a necessidade de tomar qualquer medida, ela será feita considerando, acima de tudo, a segurança das operações e o melhor atendimento aos seus passageiros. Desta forma, orienta a todos os clientes que acompanhem possíveis atualizações por meio do site - www.avianca.com.br e, no caso de qualquer alteração em suas viagens, entrem em contato com a empresa pelo número 4004-4040 para a remarcação de suas passagens, em novos voos até o dia 5 de junho, sem cobrança de taxa, nem pagamento de diferenças tarifárias.