Três dias de intermitência na comunicação do sistema de processamento de boletos entre bancos e a Nova Plataforma de Cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) geraram transtornos a quem tentou pagar contas nesta semana. A empresária Taise de Moura do Carmo, 41 anos, moradora de Ijuí, no noroeste do Estado, foi uma das pessoas que não consegui quitar dívidas.
Segundo a Febraban, o problema foi verificado entre a terça (24) e a quinta-feira (26). Taise conta que tentou pagar 16 boletos entre quarta e quinta, sem sucesso. Nas três agências que procurou em Ijuí, ouviu informações desencontradas que apontavam para uma falha no sistema.
Apesar de, em resposta por e-mail à reportagem, a Febraban ter informado que a rede bancária aceitou pagamentos neste período, "observadas as regras para recebimento nessas ocasiões", Taise relata que não conseguiu efetuá-los. Neste caso, orienta a Febraban, o cliente deverá procurar a empresa emissora do boleto para tentar negociar um prazo maior e evitar juros.
Conforme a federação, a Nova Plataforma de Cobrança tem por objetivo modernizar o sistema de cobrança existente há mais de 20 anos no país, garantindo mais segurança nos pagamentos. Todas as informações que, por norma do Banco Central, devem constar no boleto, tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador, devem trafegar pela plataforma.