Atualmente, existem diversos programas online e gratuitos, acessíveis para pessoas de baixa renda. Basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar a disponibilidade do curso desejado. No entanto, a vice-presidente de educação corporativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), Laira Seus, aconselha que os candidatos tenham foco e concentrem as buscas e esforços na área em que desejam atuar.
Leia mais
Três programas para curtir de graça neste fíndi em Porto Alegre
Duas ações de saúde com entrada franca em Porto Alegre
Aprenda a economizar em cinco passos e evite uma crise financeira
Cursos de qualificação profissional são excelentes ferramentas de preparação para o mercado de trabalho, especialmente para quem está desempregado e busca novas oportunidades. A capacitação individual é uma das melhores maneiras de se destacar em uma eventual entrevista de emprego e impulsionar sua carreira.
– As pessoas precisam dedicar esforço naquilo que realmente as interessa. Precisam focar, ter um objetivo e se concentrar na área que em desejam atuar. Existem muitas oportunidades, basta saber procurar. Universidades também oferecem cursos gratuitos, inclusive instituições internacionais – afirma a consultora.
Exemplos de oportunidades são o Senai, que oferece cursos online gratuitos com certificação, o Senac-RS, dentro do Programa Nacional de Gratuidade, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que também aposta na capacitação gratuita.
Para saber mais sobre oportunidades de emprego, você também pode procurar a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), que fica na Avenida Borges de Medeiros, 521, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, ou ainda pelo telefone (51) 3284.6000 e pelo e-mail fgtas@fgtas.rs.gov.br.