Estar atento às principais tendências do mercado é uma das chaves para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Atualmente, duas estratégias despontam no radar dos varejistas: Retailtainment, que traz o entretenimento para a realidade do varejo por meio de experiências de compra divertidas e envolventes, e Live Commerce (também conhecido como Live Shopping), que consiste na realização de lives para mostrar produtos e aumentar as vendas pelas redes sociais.
Essas e outras tendências apareceram na NRF 2023 – maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos. O Sebrae RS esteve no evento com um grupo de empresários e já produziu muito conteúdo sobre o assunto.
– Atualmente, está cada vez mais complexo trazer o cliente para a loja física. Isso porque o consumidor vem exigindo mais das marcas. Ele quer usar o tempo dele para ir até um comércio apenas quando há algo especial no local – explica o Especialista e Coordenador de Varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa.
Entreter para converter
Promover iniciativas de entretenimento é uma ótima pedida para engajar o público e aumentar visitas às lojas físicas. O conceito, conhecido como Retailtainment, já é uma realidade no dia a dia de muitos varejistas brasileiros.
A marca Brisabela, especializada em lingeries, pijamas e outros produtos para o público feminino, é um bom exemplo. Além de permitir que as clientes façam chás de lingerie na loja, a empresa de Canoas aposta em construir narrativas que fujam da lógica tradicional de compra e venda, criando uma perspectiva mais leve e divertida.
– Gostamos muito de agitar! Abrimos a nova loja há oito meses e já fizemos diversas ações. Entre elas, chá de Halloween, vitrines interativas, visita técnica de grupos de empresários da cidade, dias do bolinho e café, happy hours, workshops sobre sexualidade feminina, dia da massagem, mentorias e chá de lingerie. A ideia é que nosso espaço físico seja um hub de boas conexões, e que as pessoas lembrem de nós ao pensar a respeito de bem-estar. Isso nos garante fluxo na loja, recorrência de compras e novos clientes chegando diariamente para entender como o lugar funciona – conta a CEO da Brisabela, Juliana Guterres.
A varejista também promove discussões no WhatsApp e divulga playlists temáticas no Spotify, focando temas pertinentes à marca. Além disso, já promoveu duas edições da Brisabela Empodera, feira de empreendedorismo feminino que reúne negócios comandos por mulheres, promove networking e atrai mais consumidores à loja.
– Aumentamos muito nossa base de clientes e parceiros. Investimos nas parcerias locais, gerando fluxo de clientes nos nossos estabelecimentos e criando engajamento nas redes sociais. As vendas também crescem em decorrência dessas boas práticas – diz Juliana.
Live Commerce
Em alta entre os varejistas, o Live Commerce também engloba alguns recursos de Retailtainment. A estratégia consiste em realizar lives para apresentar produtos de uma loja, como roupas, bolsas e até móveis. Esses encontros online são capazes de entreter o consumidor, aproximando as pessoas da marca e incentivando compras durante a transmissão ou em ocasiões futuras.
O especialista do Sebrae RS indica que as lives sejam feitas sempre de forma autêntica para envolver e gerar conexões afetivas com o público. Isso significa que a marca deve manter seus valores e as características que ela transmite em sua loja física.
– Um bom Live Commerce é aquele que considera a frequência correta, o formato adequado, a linguagem esperada pelo público e as ofertas surpreendentes. Uma excelente alternativa é fazer as lives quando a loja está fechada, em horários em que o faturamento não é possível – aponta Zortéa.
A loja gaúcha Da Luz Calçados aumentou o número de vendas mostrando seus novos produtos ao vivo no Facebook. Siliane Mühlbeier, sócia-proprietária do empreendimento e apresentadora das lives, conta que a iniciativa aproxima os clientes da empresa.
– No dia da live, divulgamos nos stories e enviamos avisos pelo WhatsApp. Elas ocorrem todas às terças-feiras, às 19h19. Isso facilita para o cliente lembrar. Para alguns deles, já é como uma programação de TV. O consumidor senta e nos assiste – afirma Siliane.
A marca aproveitou o embalo do Live Commerce para criar uma conexão do digital com o físico. Na loja, é possível encontrar um espaço chamado “Destaques da live”, que exibe os produtos apresentados na transmissão ao vivo de cada semana.
– O poder do Live Commerce é gigante. As lives não precisam ter audiências enormes. Basta alcançar o perfil de cliente que a marca deseja. Às vezes, transmissões ao vivo com cinco ou 15 pessoas já têm um potencial de vendas muito privilegiado, principalmente em comparação a momentos em que a loja física está vazia – finaliza Zortéa.