Que se alimentar bem tem relação direta com a saúde ninguém duvida. Um dos indícios é que cerca de 80% dos brasileiros procura manter uma alimentação saudável, segundo pesquisa da Fiesp feita em 2018. Sem contar as inúmeras pesquisas científicas que comprovam: manter uma dieta balanceada é coisa séria.
E se alguns alimentos puderem “turbinar” os benefícios para a saúde? A especialista em Fisiologia do Exercício e mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Allana Sulzback, explica o que são e para que servem os superalimentos. Confira:
O que há de verdade e de exagero quando chamamos determinados alimentos de “superalimentos”?
Um alimento pode ser definido como superalimento por proporcionar muitos benefícios à saúde em virtude da presença de uma vitamina ou composto bioativo em quantidade muito alta. A maior confusão é achar que produtos “naturais” ou alimentos orgânicos tem esse potencial de superalimento, ou achar que um superalimento vai resolver um problema de saúde ou doença já existente.
Na verdade, os superalimentos têm potencial de prevenir muitas doenças e também conseguem amenizar os sintomas de algumas outras.
Quais são os principais exemplos?
Os mais comuns são açaí, cúrcuma, cranberry, gojiberry, moringa, levedura nutricional, chia e cacau – quase todos encontrados facilmente no supermercado.
Como incluir um superalimento na dieta?
O ideal é variar o consumo para ter uma alimentação variada e equilibrada. Em alguns casos, podemos inserir para temperar a comida ou até mesmo como shots (bebidas tomadas em doses pequenas) antioxidantes.
É algo que precisa ser recomendado por especialista ou pode ser incluído na dieta por conta própria?
Não precisa ser recomendado por um especialista, mas é importante que as pessoas lembrem de variar o consumo. Assim, nosso corpo tem acesso a diferentes antioxidantes em escalas variadas.
Que tal procurar por esses alimentos na próxima ida ao supermercado? No Supper Rissul, você encontra várias dessas opções. Também há a opção de pedir pelo iFood e receber em casa (sujeito a taxas e disponibilidade). E lembre-se: consulte um especialista para montar um plano alimentar completo.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.