O sábado de sol e de temperatura amena parece ter animado os gaúchos a sair de casa para visitar o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no penúltimo dia da Expointer 2022. Por volta das 16h30min, a movimentação de público era grande e havia longas filas de veículos no estacionamento destinado aos visitantes e no acesso ao parque a pé pela entrada principal. Também havia grande fila para acessar a passarela da Trensurb, além de trânsito lento às margens da BR-116, nas entradas e saídas do parque.
A orientação da organização da feira é para que as pessoas que desejam visitar a Expointer se desloquem via trem. A Trensurb montou operação especial durante o final de semana, com intervalo de 12 minutos entre os trens.
A organização da feira esclarece que há cobrança de ingresso para entrar na Expointer neste sábado e haverá no domingo. O bilhete inteiro custa R$ 16 e a meia entrada para estudantes e idosos é R$ 8.
Circulou neste sábado um boato de que no domingo haveria gratuidade no acesso ao parque para o público geral. Essa informação não procede, explica a Secretaria de Agricultura do Estado. Apenas crianças com idade menor que seis anos é que têm entrada franca.
Balanço
Conforme a Secretaria da Agricultura, 90,5 mil pessoas passaram pela Expointer até as 16h deste sábado (3). No acumulado, são 600,6 mil pessoas desde o início da feira — a meta do governo era alcançar este número apenas no domingo (4), quando se encerra a exposição.
Neste domingo (4) ocorre o último dia da Expointer. O governador Ranolfo Vieira Júnior irá divulgar o balanço das vendas da feira em uma entrevista coletiva, às 15h. A expectativa é de que os números da Expointer superem os resultados da edição de 2019, a última antes da pandemia.