Já são conhecidos os melhores produtos da agricultura familiar desta Expointer. De cucas a cachaças, o 10º Concurso dos Produtos da Agroindústria anunciou ontem 11 vencedores. Ao todo, foram recebidas 129 inscrições. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura e da Emater.
Na categoria doce de leite, entre 12 concorrentes, foi a cooperativa Sul Leite, de Santa Vitória do Palmar, a grande campeã:
— É extremamente importante receber uma premiação como essa, principalmente, dentro da Expointer, por se tratar de uma feira tão gigante. É uma visibilidade, uma vitrine para nós — reconhece a produtora rural Dulce Bueno, que é uma dos 27 associados da cooperativa.
Segundo ela, além da qualidade, o doce de leite da cooperativa é diferente pelo terroir do município ser salgado, já que é próximo ao Uruguai.
Uma vitória que, aliás, deve ficar para a história: além de vencer uma competição numa feira como a Expointer, o doce de leite entrou pela primeira vez neste ano entre as categorias do concurso.
E o pavilhão da agricultura familiar não tem “apenas” isso a se comemorar. Nos cinco primeiros dias, a Emater já contabilizou um faturamento de R$ 3,7 milhões. O valor é 247% maior que a edição do ano passado e 67% superior a 2019, última feira antes da pandemia.
— A gente estava com saudades. A gente gosta de público, porque conseguimos mostrar melhor o nosso produto com a degustação — acrescenta Dulce.
Essas e outras delícias podem ser provadas até este domingo, no parque Assis Brasil, em Esteio, quando a feira se encerra.
Onde encontrar os produtos premiados:
- Mel na agroindústria Mel da Longevidade, de Veranópolis (banca 181 do pavilhão da agricultura familiar da Expointer)
- Linguiça de carne suína defumada da Casa Colonial Hermes, de Arroio do Tigre (banca 49)
- Queijo colonial da agroindústria Konzen, de Cerro Largo (banca 53)
- Cachaça premium do alambique Unser Schnaps, de Presidente Lucena (banca 165)
- Cachaça prata da Destilados Santin, de Bento Gonçalves (banca 160)
- Doce de leite da Sul Leite, de Santa Vitória do Palmar (banca 153)
- Salame tipo italiano da Embutidos Fioresi, de Tupanciretã (banca 14)
- Cuca italiana da Zanotto & Pigatto Produtos Coloniais, de Nova Roma do Sul (banca 212)
- Cuca alemã da Nona Diva, de Barão (banca 51)
- Suco de uva integral da Gallon Sucos, de Bento Gonçalves (banca 7)
- Vinho tinto de mesa seco do Vinhos Foresti, de Pinto Bandeira (banca 35)
*Colaborou Carolina Pastl