A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (30), uma operação que investiga fraudes no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) do governo federal. A investigação começou no ano passado e apura adulterações na obtenção do seguro agrícola, referentes às safras dos anos de 2016 e 2017, em quatro municípios do norte do RS.
— Os agricultores obtinham financiamento agrícola através de programas federais, alegavam perdas na produção e utilizavam notas fiscais de insumos adulteradas para então receber o seguro e isentar o pagamento do financiamento — informou o delegado federal Sandro Bernardi.
Os crimes investigados são falsificação de documento particular, uso de documento falso e tentativa de estelionato. Cerca de 30 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão na sede de empresas agrícolas nos municípios de Passo Fundo, Ijuí, Tapera e Salto do Jacuí.
A operação foi denominada Hemera, deusa mitológica grega que representa o Sol, o ciclo da manhã e a fertilidade da terra.