A jornalista Karen Viscardi é colaboradora da colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai disponibilizar, a partir de 10 de março, o BNDES Crédito Rural. O programa de financiamento atenderá atividades agropecuárias, incluindo pesca, aquicultura e produção florestal, e agroindustriais. São duas modalidades: Crédito Rural Finame, no valor de R$ 1,5 bilhão e prazo de pagamento de até 10 anos, destinado à aquisição de máquinas e equipamentos, e Crédito Rural Investimento, para projetos de armazenagem, programa ABC e estrutura de galpões, por exemplo, com prazo para quitação do financiamento em até 15 anos. Ambos têm juros pós fixados.
Os recursos foram anunciados após a indústria de máquinas agrícolas alertar para a possibilidade de acabarem os recursos do Moderfrota, principal linha de crédito para investimento para o agronegócio. O receio do setor era repetir o que ocorreu em 2019, quando o dinheiro do programa acabou 60 dias antes de o Plano Safra encerrar.
Wilson Vaz de Araújo, diretor de Financimento e Informação da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, contesta a informação de falta de verba:
— Eventualmente, pode haver dificuldade no final da vigência do Plano Safra, mas é cedo para afirmar que os recursos vão acabar pelo volume liberado até aqui.