Já imaginou provar a maior pizza do Brasil, um corte nobre de carne, ou degustar chimias, queijos e copas artesanais no pavilhão da agricultura familiar? Ou ainda curtir a superprodução de uma ópera gaúcha ou submergir no universo do poeta Jayme Caetano Braun e do escritor João Simões Lopes Neto por meio de de pintura a óleo?
Na 42ª Expointer, em Esteio, há atrações artísticas e gastronômicas para todos os gostos, que retratam a diversidade da cultura do Rio Grande do Sul e permitem um mergulho nas diversas facetas que a feira oferece também para o público que não tem intimidade com a rotina do campo.
A programação inclui mais de 70 shows e espetáculos de dança tradicionalista no palco principal, ao lado das esferas coloridas, além de inúmeras outras atrações oferecidas diretamente pelos expositores.
Arte
Ópera Gaúcha — Com repertório que inclui clássicos como "Céu, Sol, Sul, terra e cor", "Quando sopra o Minuano" e "Esquilador", a Ópera Gaúcha será encenada na Expointer pelo terceiro ano consecutivo. Nesta edição, o tema geral do trabalho é "As Riquezas do meu Rio Grande", que será ilustrado a partir do trabalho de um elenco numeroso e de dezenas de cavalos adestrados. Shana Muller, Gaúcho da Fronteira e Elton Saldanha se somam às vozes estreantes de Thomas Machado e Luiza Barboza, participantes do The Voice Kids, da Rede Globo.
- Sábado, 24/8, às 19h
- Em frente ao Restaurante Internacional
A Saga do Cavalo Crioulo — Cerca de 90 pessoas estão envolvidas nesta performance que explica ao público de onde vem o cavalo crioulo, sua trajetória e as razões para que tenha chegado ao lugar que ocupa hoje. O espetáculo em três atos mistura teatro, dança, narração e alegorias para contar a história da raça crioula na América Latina. Para quem não estiver em Esteio, será possível acompanhar o espetáculo por meio do site da ABCCC, Facebook, Youtube Cavalo Crioulo Oficial e também do Canal Rural (na TV).
- Sábado, 24/8, às 13h30min
- Domingo, 25/8, às 14h
- Pista do Cavalo Crioulo
Pintura nativista — Com layout desenhado para acolher cadeirantes, intérpretes de libras e audiodescrição para cegos, a mostra Estância da Arte: Cultura e Tradição reúne 20 pinturas a óleo de Marciano Schmitz, que promovem releituras das obras de Simões Lopes Neto e de Jayme Caetano Braun. O espaço estará aberto das 8h às 20h30min e há visitas guiadas todos os dias. O público ainda poderá interagir com o pintor por meio de três edições do “Chimarrão com o Artista”, um bate-papo sobre as obras e o processo de criação, conforme agenda abaixo.
- Visitação das 8h às 20h30min
- Chimarrão com o artista: domingo e segunda (25 e 26/8), às 14h, e quarta (28/8), às 9h
- Pavilhão Internacional
Dança e música gauchesca — O palco principal da Expointer, ao lado esquerdo das esferas, receberá mais de 70 shows de dança e música gauchesca. Selecionamos um show para cada dia.
- Sábado, 24/8, 20h30min - Os Fagundes
- Domingo, 25/8, 15h - Shana Muller
- Segunda, 26/8, 19h30min - Renato Borghetti
- Terça, 27/8, 13h30min - Luciano Maia
- Quarta, 28/8, 15h - Guri de Uruguaiana
- Quinta, 29/8, 17h - Luiz Marenco
- Sexta-feira,30/8, 14h30min - Erlon Péricles
- Sábado, 31/8, 15h30min - Maria Luiza Benitez
- Domingo, 1/9, 21h30min - Elton Saldanha
- Palco Principal, ao lado das esferas
Cavalo crioulo na Europa — O Espaço Cultural da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) na Expointer abriu, na quinta-feira (22), com a série documental Em Busca do Cavalo Crioulo, do fotógrafo Fagner Almeida. O trabalho retrata os criatórios da raça típica do Rio Grande do Sul na Itália, Alemanha, França e Suíça. Em outubro, outro trabalho do artista sobre a raça será levado ao Louvre, em Paris. Diversos projetos artísticos apoiados pela entidade estarão em exposição no local reservado no lounge do restaurante do cavalo crioulo, como ocorreu também com o projeto Influência, de Henrique Fagundes da Costa e Eduardo Rocha, que aborda a formação cultural dos gaúchos, sob o olhar da equitação crioula. Na próxima quarta-feira (28), haverá leilão beneficente de uma escultura do artista plástico Caé Braga, cuja arrecadação será dividida com o Instituto do Câncer Infantil.
- Sábado, 24/8, 18h - Herança do Pampa, Caé Braga
- Segunda, 26/8, 18h - Lúdicos, Felipe Constant
- Terça, 27/8, 18h - Show Hermãos
- Quinta, 29/8, 18h - Cavalo Crioulo, do Sul ao Brasil, Renato Dalto
- Sexta, 30/8, 18h - Prataria Crioula, Raul Sartor Filho
- Sábado, 31/8, 18h - Exposição de Facas, Don Cassio Selaimen
Gastronomia
A maior pizza do Brasil — Com 3,5 metros de diâmetro e 160 quilos, a maior pizza do Brasil será servida em 1,2 mil pedaços na hora do almoço no dia 29 de agosto. Vale a pena não só provar, mas acompanhar a montagem da atração, que para ser recheada demanda a ação de um técnico de rapel para chegar ao centro da massa. Será no estande da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS), em parceria com o pizzaiolo Peterson Secco, sócio da pizzaria Le Petit, em Canela. A entidade também oferece degustação de queijos premiados em julho, em concurso em Carlos Barbosa.
- Quinta, 29/8, das 7h às 12h (pizza)
- Quarta, 28/8, às 17 (degustação queijos)
- Casa da Apil-RS
Leilão pela Santa Casa — Um grande leilão de genética de ponta equina e bovina em benefício da Santa Casa de Misericórdia reunirá convidados. Serão ofertados 20 lotes, que reúnem desde embriões de reprodutores disputados até doses de sêmen e itens diversos. Participam do remate a Cabanha da Corticeira (São Borja), a Fazenda Brasil Florestal Agropecuária (Itaiópolis) e a Cabanha São Xavier (Tupanciretã). O objetivo é arrecadar recursos para compra de um aparelho de ecografia para auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Esta será a segunda edição do evento com churrasco, que se chama Assado do Bem – O Agro abraça a Santa Casa.
- Sábado, 24/8, a partir das 18h30min
- Pista do Gado Leiteiro
Queijo e cerveja — Dicas sobre como montar tábuas de queijos e harmonizá-las com vinhos - mas também com cervejas e espumantes - serão temas de oficinas no Pub do Queijo, espaço gastronômico do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), na Avenida Boulevard. Também haverá cursos sobre como combinar queijos com geleias e azeites. Os encontros serão sempre às 18h30min. O local oferece ainda degustações de produtos especiais.
- Sábado, 24/8 - Harmonização de queijos e vinhos
- Domingo, 25/8 - Harmonização de queijos e cervejas
- Segunda, 26/8 - Como montar uma tábua de frios para receber convidados
- Terça, 27/8 - Queijos gaúchos e geleias
- Quarta, 28/8 - Harmonização de queijos e espumantes
- Quinta, 29/8 - Como montar tábua de frios
- Sexta, 30/8 - Harmonização de queijos e cervejas
Carne certificada — O público poderá degustar cortes de carne hereford em eventos no estande da Associação Brasileira de Hereford e Braford, sempre às 19h.
- Domingo, 25/08 - Noite da Churrasqueira, com a chef Julia Carvalho
- Segunda, 26/08 - Noche Del Ganador
- Terça, 27/08 - Confraria Best Beef Hereford Frigorífico Silva, com o churrasqueiro Neto Leal Quinta, 29/08 - Mandando Brasa Dos Greco
- Casa Hereford
Charla gastronômica — Pequenos workshops seguidos de degustação são a proposta desse evento, sediado no restaurante Cien Fuegos, sempre às 17h30. Inscrições gratuitas pelo e-mail charlaseviajesgastronomicas@gmail.com.
- Segunda, 26/8 - Bate-papo sobre charuto com Rafael Vagnhetti
- Terça, 27/08 - Harmonização de carnes e vinhos, com Roberto Grecellé e Michelle Landgraf
- Quarta, 28/08 - Falando em azeites, com Ana Luiza Albornoz Ferreira Eckert
- Quinta, 28/08 - Workshop Vinho e chocolate, ministrado pela Divas do Vinho
- Restaurante Cien Fuegos
Artesanato e produtos coloniais — Superando a marca de participantes de 2018, a feira da agricultura familiar, em Esteio, terá 328 expositores. Cerca de 80% são de pequenas agroindústrias gaúchas, que oferecerão produtos coloniais, orgânicos e naturais para compra e degustação - como pães, cucas, bolachas, embutidos, como copas, queijos coloniais e outros derivados de leite. Na área dedicada ao artesanato, a regra é que os trabalhos tenham como matéria-prima materiais de uso rural. Por isso será possível encontrar peças feitas em palha de milho ou de trigo, e a tradicional lã gaúcha.
- Diariamente, das 8h às 20h30min, no Pavilhão da Agricultura Familiar