Ao entrar em pista nesta quinta-feira (22), em Esteio, os 98 finalistas do Freio de Ouro exibirão características físicas que ajudarão a definir os grandes campeões no domingo (25). Na etapa de morfologia, que representa 37% na nota final, os animais são avaliados das patas às crinas — características que influenciam as habilidades nas provas de campo.
A análise, feita por um jurado para as fêmeas e outro para os machos, considera atributos físicos do animal como massa muscular, estrutura óssea, harmonia, equilíbrio e bom temperamento. Essas características potencializam movimentos nas provas funcionais, que começam na sexta-feira (23) e vão até domingo — quando serão conhecidos os campeões.
Em quatro dias, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) estima que cerca de 30 mil pessoas passem pelas provas do Freio. Somente no domingo (25), na grande final, a estimativa é de público de 8,5 mil pessoas.
— Isso sem contar a audiência que teremos da transmissão ao vivo pela televisão e por redes sociais. O alcance da competição é incrível, em todo o país e também no Exterior — destaca Francisco Kessler Fleck, presidente da ABCCC.
Para chegar a final da competição, os conjuntos de ginetes e cavalos passaram por sete classificatórias ao longo do ano, incluindo etapas na Argentina e no Uruguai.
— Quem consegue chegar a Esteio já pode ser considerado um campeão. A disputa é muito acirrada para estar aqui entre os melhores — resume Fleck.
PROGRAMAÇÃO
22 de agosto (quinta-feira)
8h30 — Morfologia do Freio de Ouro (Fêmeas)
13h30 — Morfologia do Freio de Ouro (Machos)
23 de agosto (sexta-feira)
7h — Andadura / Figura / Voltas Sobre Patas / Esbarradas (Fêmeas)
Continuação — Andadura / Figura / Voltas Sobre Patas / Esbarradas (Machos)
24 de agosto (sábado)
8h — Prova de Mangueira — 1ª fase (Fêmeas e Machos)
14h — Prova de Campo — 1ª fase (Fêmeas e Machos)
20h — Hall da Fama: placa de homenagem Vilson Souza (Tattersall do Cavalo Crioulo)
25 de agosto (domingo)
12h — Espetáculo “A Saga do Cavalo Crioulo”
13h — Prova de Mangueira — Fase Final
14h45min — Prova Bayard / Sarmento — Fase Final
15h50min — Prova de Campo — Fase Final
17h — Entrega de prêmios — Freio de Ouro