Na próxima semana, Santa Maria sediará a 5ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio. O evento ocorrerá na tarde de terça-feira (24), na sede do Sindicato Rural. O objetivo é proporcionar o debate sobre a importância do gerenciamento planejado e organizado sobre o agronegócio. A expectativa é reunir cerca de 150 pessoas que atuam no setor.
Com foco nos desafios e prioridades para a produção agropecuária sustentável e mais eficiente, a programação do circuito incluirá três painéis: holding rural; gestão sustentável da agricultura familiar e perspectivas; entraves e oportunidades para o mercado da carne bovina. O evento é promovido pelo Instituto de Educação do Agronegócio e conta com apoio técnico da Emater. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 3224-6111 ou pelo site do Instituto.
O primeiro painel, sobre holding rural, será realizado por Alexandre Jaenish Martini e Felipe José Tonel de Medeiros, da MMT Advogados Associados. O segundo, sobre gestão sustentável, será feito pelo extensionista da Emater, Pedro Urubatan Neto da Costa. Já a última palestra, sobre o mercado da carne, será ministrada pelo gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Schuler Medeiros.
O Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio é uma iniciativa realizada em parceria com lideranças empresariais das regiões, e tem percorrido o Rio Grande do Sul, ao reunir conhecimentos em gestão. A cada edição realizam-se palestras temáticas que atendem às peculiaridades regionais de produção, de mercado e negócios, de forma que todos os agentes das cadeias produtivas regionais sejam os grandes beneficiados.
Neste ano, o evento conta com seis etapas, sendo que já foram realizadas quatro delas nos municípios de São Gabriel, Passo Fundo, Bagé e Santa Cruz do Sul. A última acontecerá em Teutônia. Os municípios que sediam o evento são escolhidos de acordo com a representatividade das cadeias produtivas locais.
A produção agropecuária da Região Central tem grande impacto no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Dos mais de 5,7 milhões de hectares de soja cultivados no Estado, cerca de 900 mil estão plantados na região, que é uma das maiores produtoras do grão. Além disso, na pecuária, dos 13 milhões de bovinos do Estado, quase dois milhões são também da região.