A HCC Engenharia Elétrica, nascida em Ibirubá, no noroeste do Estado, viu em Santa Maria um nicho em potencial para o mercado promissor da energia solar. O carro-chefe da empresa é desenvolver projetos por meio da chamada energia solar fotovoltaica, que é obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade.
Atualmente, a empresa conta com 110 colaboradores. Sendo que a parte de engenharia está concentrada em Santa Maria, com cerca de 60 técnicos e engenheiros. Recentemente, a HCC chegou ao nordeste do país - presente na Bahia e em Pernambuco. Nos últimos dois anos, a empresa teve um crescimento de 300% na área de projetos de energia solar.
Conforme o engenheiro e um dos diretores da HCC Engenharia Elétrica, Luiz Alberto Vagner Pinto Junior, foram desenvolvidos, nos últimos anos, projetos para empresas de Santa Maria, entre elas: rodoviária e CFC Viacentro, mas também com atuação em estabelecimentos de Santiago e Região Central. O engenheiro conta que, nos últimos três anos, a HCC tem enfocado principalmente na microgeração distribuída de energia.
A empresa já desenvolveu projetos na área da infraestrutura elétrica para empreendimentos industriais e loteamentos.
O engenheiro afirma que há uma tendência crescente no Brasil de utilização da energia sustentável. Segundo ele, mesmo que o sistema, em um primeiro momento, pareça ser caro, o investimento é atrativo. Isso porque o custo benefício é rentável. O payback, dependendo do sistema, se dá em um intervalo que varia de quatro a seis anos. E a durabilidade pode passar dos 20 anos.
Confira, abaixo, a íntegra do SM de Negócios deste domingo (15):