Com todas as atenções voltadas aos animais, o tradicional Desfile dos Campeões da 40ª Expointer foi realizado na manhã desta sexta-feira na pista central do parque Assis Brasil, em Esteio. Pelo segundo ano sem discursos de autoridades, a cerimônia levou pouco mais de uma hora – agradando criadores e o público presente. Os grandes vencedores em suas raças representam o melhor da excelência genética reunida na maior feira agropecuária do Brasil.
Com valorização garantida após conquistar a cobiçada roseta, os campeões voltarão para suas propriedades com novo status. Alguns, vendidos durante a Expointer, nem retornarão para seus criatórios. É o caso do ovino macho da raça ile de france, da Cabanha Capane, de Cachoeira do Sul. Campeão na feira, o animal foi vendido por preço recorde na raça: R$ 43,4 mil.
Leia também:
Feira de novilhas encolhe diante da crise na pecuária
Expointer tem primeira venda de animal por moeda virtual do Brasil
Agricultura familiar comemora variedade, qualidade e vendas na Expointer
O ex-proprietário Fabrício Wollmann contou que o jurado português que avaliou os exemplares disse que esse é o melhor animal que ele já julgou:
– Ele disse que se pudesse levava ele para a sua casa, na Europa – contou Wollmann.
Um dos compradores do animal, Rafael Paim, criador e presidente Associação Brasileira de Criadores de Ile de France, disse que há 20 anos um ovino da raça não alcançava valorização tão alta na Expointer.
Entre os animais campeões vendidos também está o macho da raça guzerá, com aptidão para produção leiteira e de carne. O bovino, criado pela Fazenda Canoas (MG), foi arrematado ainda antes de conquistar o título. O comprador foi o criador Silvano Teixeira Junior, da Fazenda Bela Vista, de São Francisco de Paula.
– Coloquei o olho nele e gostei. Dei muita sorte – contou feliz o criador.
O desfile dos campeões levou para a pista central mais de 150 exemplares de diferentes raças. A cerimônia contou com a presença de representantes do setor e de autoridades, como o governador José Ivo Sartori e o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo.