O arquiteto Eder Meneghine, 60 anos, surpreendeu os convidados do seu casamento na última terça-feira (7) ao anunciar, no altar, a troca de ninguém menos que o noivo. Após se desentender com o ex-parceiro, o mineiro Dyl Reis, 23, um dia antes da cerimônia, Eder decidiu se casar com o ex-namorado, o chefe de cozinha Hugo Oliveira, 44.
O comunicado foi feito no altar diante dos 120 amigos e familiares presentes no restaurante Solar das Palmeiras, no Rio de Janeiro. O vídeo do momento foi publicado pelo portal G1 nesta sexta-feira (10).
— Eu errei 20 anos na minha vida. E errei 20 anos em uma coisa que poderia ter dado realmente certo. Eu tive que trocar os documentos e vou avisar vocês o seguinte: eu troquei de noivo. Mas eu troquei de noivo de ontem para hoje — disse ele.
— Ontem, às oito da noite, eu troquei de noivo. Porque às oito da noite eu percebi que aquela pessoa que estaria aqui agora casando comigo não seria a pessoa da minha vida. Então eu não hesitei. Eu simplesmente troquei — prosseguiu. — Mas eu vou casar hoje porque eu preciso casar aos 60 anos. Chegou a hora de casar. Então, surpreendentemente, eu convidei o Hugo pra casar comigo.
Além do espanto com a troca, houve quem acreditou que tudo não se passava de uma brincadeira do arquiteto. Mas, quando Hugo apareceu no corredor em direção ao altar, não restaram mais dúvidas quanto à veracidade do acontecimento.
Um dos padrinhos do casamento, Patrick Falkenburg, falou sobre o episódio em entrevista ao G1.
— Foi uma surpresa. Eu fiquei em choque porque estava todo mundo esperando a entrada do Dyl, quando ele falou na frente de todos que ia trocar. Do jeito que ele disse, todo mundo achou que ele estivesse brincando. Mas eu achei a atitude dele muito legal de ter feito esse convite para o Hugo. E, da forma que tudo aconteceu, ele saiu superbem da situação. Foi muito inusitado, acho que ninguém saberia como reagir em uma hora dessas. Mas é o Eder, uma figura excêntrica, e que teve uma atitude muito legal.
Eder também é dono de restaurantes e locais para eventos e estava organizando a festa há cerca de dois meses. Ele gastou mais de R$ 250 mil com decoração, estrutura e serviços para o grande dia. Entre os convidados, estavam rostos conhecidos da elite carioca, como a socialite Vera Loyola, o cineasta Neville D’Almeida, a drag Isabelita dos Patins e a baronesa Bete Suzano.
Sobre a separação repentina com Dyl, Eder explica que "problemas graves" impediram a sequência do relacionamento.
— Eu o conhecia relativamente muito pouco. A gente se gostava, e eu o levei para morar comigo na minha casa. Com o tempo, eu tive essa vontade de fazer essa festa de casamento, como eu já fiz para muitas pessoas, vários artistas. E eu falei com ele: "Vamos casar?". Só que ele tem 23 anos e eu tenho 60. Eu tinha a intenção de ser feliz. E eu achava que fosse ser — explicou ao jornal.
Foi após o rompimento que decidiu não cancelar a festa e procurar o antigo namorado, com quem mantinha uma relação de amizade.
— Por que não casar com essa pessoa que sempre foi correta comigo e garantir para ele direitos civis que ele merece? Por que não garantir um futuro de qualidade? Na verdade, não é que ele seja o grande amor da minha vida, mas eu descobri naquele momento de dificuldade que eu tinha na figura do Hugo Oliveira o maior amigo e parceiro de toda minha vida. E eu nunca dei pra ele a oportunidade que ele merecia — justificou.