Empreender exige, entre tantas coisas, tempo, dedicação, paciência e muito aprendizado. Nessa hora, exemplos inspiradores também se tornam necessários para ter ideias e buscar meios diversos de incrementar e crescer nos negócios. Redes de apoio e coletivos femininos fazem muito bem esse trabalho, de fortalecer e incentivar quem decide se lançar no universo do empreendedorismo, mas há também nomes que protagonizam essas iniciativas e são referência para impulsionar os negócios de outras mulheres. A seguir, listamos sete influencers brasileiras para você começar a seguir já.
Adriana Barbosa
Fundadora da plataforma Feira Preta, considerado o maior evento de empreendedorismo e cultura negra da América Latina, e da PretaHub, Adriana Barbosa foi eleita, em 2017, uma das 51 pessoas negras mais influentes do mundo pela Mipad (Most Influential People of African Descendent, ou Pessoas de Descendência Africana Mais Influentes do Mundo, em tradução livre), realizada em Nova York, nos Estados Unidos. Em seu Instagram, a gestora e autora do livro Preta Potência compartilha conteúdo sobre carreira e oportunidades para empreendedores negros.
Ana Fontes
Ana Fontes é referência quando se fala em empreendedorismo. A publicitária é fundadora da Rede Mulher Empreendedora, do Instituto RME e nada menos do que eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019 - e isso é só uma pequena parte do currículo de Ana. Em seu perfil no Instagram, ela costuma postar muitas dicas e informações para mulheres que estão empreendendo.
Camila Vidal
Camila Vidal é uma mulher que incentiva outras mulheres. A empresária e designer criou a Moving Girls, comunidade de empreendedorismo feminino, que oferece conteúdo e treinamentos para quem deseja comandar o próprio negócio - e com um objetivo muito claro: a dominação mundial! Em seu perfil no Instagram, Camila compartilha suas experiências, contando como foi o início da sua carreira como empreendedora, com conteúdo bem "pé no chão" sobre esse universo.
Luiza Helena Trajano
Além de presidir o conselho de administração do Magazine Luiza e o Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano também tem o seu próprio canal no YouTube. A empresária recebe entrevistados de diferentes áreas no programa Eu Nunca Pensei Que, que conta histórias de quem jamais havia pensado em empreender - até começar. Luiza já conversou com personalidades como Xuxa, Anitta e Paola Carosella. Tanto no YouTube como em seu perfil no Instagram, ela também compartilha conteúdo sobre saúde, educação e entretenimento.
Maria Prata
Maria Prata comandou por cinco anos o programa Mundo S/A da GloboNews, além de ter atuado na edição das revistas Vogue e Harper's Bazar e do canal Fashion TV Brasil. Em lives no seu Instagram, ela recebe diferentes convidadas para falar sobre inovação, empreendedorismo e moda. A comunicadora também compartilha iniciativas de negócios, startups pra ficar de olho e produtos, séries e podcasts.
Milena Demaman
Relações públicas, especialista em marketing, ativista e mãe, Milena Demaman, de Porto Alegre, também é fundadora e presidente do Instituto Tulipa, que procura criar oportunidades para pessoas que vivem em vulnerabilidade social. Parceiro do Coletivo ASA, o Tulipa organiza a feira Foca nas Gurias, que destaca o trabalho de empreendedoras mulheres. Com frequência, Milena também usa seu Instagram como vitrine, com fotos em que exibe ou veste itens feitos por produtoras locais. Além disso, rolam vários bate-papos sobre iniciativas e ações protagonizadas por mulheres.
Nina Silva
Nina Silva é escritora, mentora, gestora de negócios em tecnologia e reconhecida pela Forbes como uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos, além de uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2020. Tá bom ou quer mais? Cofundadora e CEO do Movimento Black Money, que incentiva o empreendedorismo e inclusão financeira da população negra, ela usa seu perfil no Instagram para compartilhar conteúdo sobre inovação, finanças e negócios. Nina também divulga atividades como cursos online gratuitos e dicas sobre investimentos.