A Semana de Moda de Alta-Costura de Paris, um dos eventos de moda mais badalados do mundo, se encerra nesta quinta-feira (26). Famosas, modelos e influenciadoras assistiram aos desfiles de grifes de luxo como Chanel, Dior, Giambattista Valli, Elie Saab, Armani Privé, Valentino, Fendi e muito mais.
O desfile de verão 2023 reuniu famosas com looks que vão dos mais excêntricos aos vestidos glamorosos. Nós reunimos algumas das escolhas das artistas durante essa semana.
Kylie Jenner dividiu opiniões nas redes sociais com uma criação de Daniel Roseberry, da Schiaparelli. Desfilado na segunda-feira (23) por Irina Shayk, o look surrealista era composto por um vestido em veludo com uma grande cabeça de leão, feita de pelúcia e resina. O estilista e a empresária foram criticados por fazerem apologia à caça de animais em extinção.
A cantora Doja Cat apostou em um visual vermelho, bordado, da Schiaparelli. Eram mais de 30 mil cristais Swarovski no corpo da rapper. Ela levou cinco horas para ficar pronta, já que os cristais foram colados, um a um, pela maquiadora Pat McGrath.
Brasileiras na Semana de Moda
A atriz e humorista Gkay estreou na Semana de Moda de Paris. Ela assistiu ao desfile da Schiaparelli na segunda-feira (23) com look completo da marca.
No segundo dia do evento, ela apostou em um look fashionista para assistir ao desfile de Celia Kritharioti. O look era composto por minissaia preta, camisa laranja de capuz, meia-calça preta e botas de couro. Além disso, a humorista assistiu ao desfile da etiqueta Stephane Rolland com um look em preto e branco que combinava um vestido longo com fenda generosa, scarpin e luvas de couro.
No terceiro dia de desfiles, a influenciadora foi convidada para provar um look do show room de alta-costura de Iris Van Herpen.
A atriz Marina Ruy Barbosa foi um dos destaque na passarela. A atriz e empresária foi convidada para o desfile de Alta Costura da Maison francesa Giambattista Valli.
Marina Ruy Barbosa foi a primeira brasileira a participar de uma apresentação de Alta Costura da Maison. Ela desfilou com o look noiva ultra trabalhado ao som da música tema da série hit The White Lotus.
Destaques na passarela
Viktor&Rolf
Com vestidos em tule, gaze ou crepe usados ao contrário, enviesados ou fora do corpo da modelo, o desfile Viktor&Rolf fez uma crítica às redes sociais na passarela de Paris. Os dois holandeses exibiram uma coleção para a primavera-verão bastante tradicional, com música clássica e vestidos de saias volumosas, lacinhos cor-de-rosa e muita pedraria. Exceto pela apresentação dos modelos, regularmente fora de lugar, enquanto a modelo desfilava, impassível, com corpete e salto alto.
Iris van Herpen
A estilista holandesa Iris van Herpen é conhecida por criar coleções artesanais, artísticas e tridimensionais. Para a participação a marca fez uma apresentação digital: uma dança poética debaixo d’água. Conforme a etiqueta, o filme retrata a bravura das mulheres e mostra como elas podem resistir à opressão, lutar por seus direitos e encorajar outras pessoas a perseverar em suas jornadas individuais.
Dior
A inspiração principal da Dior para as passarelas veio de Josephine Baker (1906-1975), cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937. É um resgate à elegância tradicional. Nos visuais da Dior, a estética remeteu aos anos 20, com Looks minimalistas e elegantes. Também foram vistos texturas acetinadas, aveludadas e metalizadas nas produções.