A moda feita no nosso Estado vem ganhando destaque por estar atenta a conceitos como slow fashion e sustentabilidade. Não à toa, entre as marcas selecionadas para estar no Brasil Eco Fashion Week, que rola em São Paulo de sábado (16) a segunda (18) estão várias grifes made in RS. Conheça algumas das nossas representantes no maior evento de moda sustentável do país:
Dona Rufina
Nascida em meados de 2017, a Dona Rufina é uma marca de slow fashion especialista em bolsas e acessórios. Inspirada na beleza e na cultura do pampa gaúcho, a grife de Luciana Bulcão conta com peças feitas artesanalmente. Para a coleção de estreia, cada modelo foi batizado em homenagem a personagens femininos fortes da obra do escritor Erico Verissimo. A novidade para a BEFW são sapatos e acessórios em parceria com as designers Rolila Caetano e Helena Ribas.
Revoada
Câmara de pneu, tecidos de guarda-chuva descartados: essas são algumas das matérias-primas da Revoada. A partir de conceitos da economia circular, a marca das amigas Adriana Tubino e Itiana Pasetti cria peças como jaquetas (a Garoa é um dos meus modelos preferidos de corta-vento) e bolsas. A Revoada também atua como consultoria para ajudar empresas e indústrias a repensarem a geração de resíduos.
Herself
Entre os expositores que apresentam suas novidades na feira, está a Herself, marca gaúcha especialista em calcinhas menstruais. Criada em 2017 pela então estudante de Engenharia da UFRGS Raíssa Assmann Kist, a empresa mostra a coleção Plurais, que traz modelos em diferentes tons de nude. Além das calcinhas, a Herself trabalha com maiôs e biquínis para serem usados no período menstrual – tudo disponível do tamanho 30 ao 60. As peças são confeccionadas com tecido ultra absorvente e com função antimicrobiana que evita fungos, bactérias e odores, além de uma camada que ajuda a reter a menstruação.
Contextura
Design original, atemporal e em edição limitada, com peças construídas em sintonia com o movimento slow fashion. Essa é a pegada da Contextura, grife das designers Evelise e Anne Anicet. Mãe e filha uniram-se para criar roupas que têm como inspiração as texturas de suas matérias-primas – como as malhas inteligentes de poliamida biodegradável com controle de CO², algodão orgânico e lãs coloridas.