Há pouco conheci o trabalho da cartunista Christine Gerbauld, que encontrou na arte o caminho para superar as dificuldades de uma síndrome de nanismo psicossocial – que fez com que seu desenvolvimento congelasse durante seis anos e ela sofresse, por consequência, assédio moral e bullying na escola.
A artista criou a personagem Crica (@cricaekiki), para que, através das suas aventuras com as parceiras Kiki e Kitty, pudesse alegrar um pouco a vida de jovens que, assim como ela, passaram ou ainda passam por situações como essa.
É inacreditável que ainda seja necessário falar sobre isso. Mas, infelizmente, o bullying ainda faz parte da realidade de muitos jovens, que na maioria das vezes se calam diante dos ataques.
Os pais precisam ficar atentos a sinais de que os filhos possam estar sendo vítimas de bullying. Abatimento, introspecção, irritabilidade, insônia, falta de apetite e falta de interesse de voltar a escola são alguns deles.
E, claro, é sempre importante lembrar de manter um diálogo constante com eles, ressaltando valores como respeito, tolerância e autoaceitação.
As diferentes formas de bullying
Bullying físico: agressões como socos, chutes e empurrões ou qualquer outro tipo de agressão física fazem parte desta categoria.
Bullying verbal: inclui apelidos pejorativos, xingamentos e provocações.
Bullying social: é composto pelo ato de excluir ou incentivar a exclusão com a finalidade de humilhar.
Bullying material: quando os pertences são danificados, roubados ou ainda atirados contra si.
Bullying moral: neste caso, a situação mais comum é o deboche utilizando trejeitos do alvo.
Cyberbullying: pela velocidade de alcance e disseminação, é hoje uma das formas mais impactantes do problema. A agressão se dá por meios virtuais e muitas vezes as redes sociais são utilizadas para espalhar fotos, vídeos e posts que causam constrangimento na vítima.
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.