Depois que nos tornamos mães tudo muda, inclusive nossas prioridades já que, com a chegada de uma criança na família, acabamos nos voltando integralmente às suas necessidades.
Ter um momento para si vira artigo de luxo. E, com o passar do tempo, acabamos esquecendo que nossa vida não pode se resumir à vida com os filhos. É preciso encontrar um equilíbrio para que sobre tempo para nós mesmas, o casal e os amigos.
Muitas mães relatam sentimento de culpa por desejarem estar sozinhas ou fazerem qualquer outra coisa onde os filhos não estejam presentes. Uma hora longe dos pequenos ganha longas e sofridas justificativas. A grande meta é quebrar a barreira desse sentimento - explica a psicóloga Larissa Pavanello.
É extremamente importante que as mães possam retomar o seu tempo - onde os filhos não estejam presentes – e voltem a fazer coisas que lhes deem prazer.
- Esse tempo para si faz com que as mulheres resgatem valores pessoais muito importantes. Estando bem consigo mesma, sentindo que estão se priorizando e mantendo sua autoestima elevada, as mães conseguem estar totalmente disponíveis para seus filhos – reforça Larissa.
Dicas para dedicar mais tempo a você
PEÇA AJUDA
A primeira meta é se cercar de uma boa rede de apoio. Sim, aquelas pessoas que irão ficar com as crianças enquanto você dedica um tempo a você.
CUIDE DA SUA AUTOESTIMA
Sabemos que a rotina materna pode ser bem puxada, mas é preciso incluir nesse processo um momento para pensar nos cuidados com a beleza. Cortar o cabelo, fazer depilação, começar uma dieta, comprar uma roupa nova parecem coisas bobas, mas, acredite, fazem uma enorme diferença.
FAÇA PROGRAMAS DE ADULTO
Organize com a rede de apoio e agende programas sem crianças. Um cinema com o maridão, um chopp com as amigas podem ser um bom começo. Mas, lembre-se, tente não falar só dos filhos nesse momento.
SE PRECISAR, COMECE DEVAGAR
Se ainda não se sente preparada para deixar os filhos em casa e curtir esse momento a sós, comece devagar, sem culpa, em pequenas ações do dia a dia. Um banho mais demorado, uma noite de séries na TV depois que os pequenos dormirem, uma taça de vinho enquanto ouve sua música preferida ou lê aquele livro que está esperando na cabeceira. O importante é que você se sinta bem e conectada com quem você era antes de se tornar mãe.
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.