O período de férias escolares se aproxima e sempre surge a dúvida: o que fazer com as crianças nessa época? Saiba que é possível inventar brincadeiras e atividades sem gastar muito.
Kelvin Koubik, artista e um dos oficineiros do Projeto Escola Criativa TRIS, de Porto Alegre, separou algumas ideias para divertir os pequenos.
"Às vezes, um momento com os filhos em casa, seja desenhando ou brincando, é mais marcante na memória das crianças do que um programa fora, super elaborado. Os momentos de diversão em casa marcam muito as crianças", explica Koubik.
Tudo o que os pais vão precisar é: folhas de papel, lápis de cor, canetinhas, giz de cera e muita disposição. O importante é estimular a criatividade, a autoestima, a imaginação e a autonomia dos pequenos.
Brinque de ilustrar
Conte uma história da sua vida para seu filho para ele te conhecer mais e peça que ele ilustre este momento. Ou conte uma história que vocês viveram juntos. Estimule o desenho com lápis de cor, giz de cera, canetinhas, mostre exemplos de livros ilustrados. Essa brincadeira pode até crescer e virar um livro de histórias da família ilustrado pelo seu filho.
A dança do desenho
Essa é para quem tem mais de um filho ou está com uma turma de amigos. Deixe as crianças em um lugar confortável para desenhar e coloque para tocar uma música que eles gostem. Diga para eles começarem a fazer um desenho com os materiais disponíveis. Alguns momentos, depois pare a música e peça aos pequenos que troquem o desenho. Volte a tocar a música e diga para a criança continuar a ilustração do irmão/amigo. Repita quantas vezes achar necessário. Assim, as crianças vão construindo um trabalho coletivo.
Desenho à distância
Para as crianças terem mais sensações corporais e não ficaram apenas na mesa desenhando, estenda uma folha grande ou fixe várias folhas na parede. A ideia aqui é fazer os pequenos desenharem à distância.
Para isso, você pode pegar um galho de árvore ou um cabo de vassoura e prender um lápis ou um giz de cera na ponta. Isso ajuda as crianças a terem mais noção do próprio corpo e desenvolver outras formas de desenho.
Nota da colunista: aqui em casa, com o Theo, eu adoro inventar brincadeiras novas, que façam ele se expressar e soltar a imaginação. Selecionei algumas também. Veja e se inspire:
Slime
Sucesso entre a garotada, o slime caseiro (uma espécie de geleca artesanal) é uma boa opção para deixar as crianças entretidas por um bom tempo. Você vai precisar de: cola branca, espuma de barbear, bicarbonato de sódio e água boricada.
Em um pote, coloque a cola branca (a quantidade vai variar conforme o tamanho desejado). Depois é só cobrir com a espuma de barbear. Em seguida, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Por último, adicione aos poucos a água boricada até que a mistura se solte do pote.
Boneco de balão
Você vai precisar de: balões coloridos, caneta, farinha de trigo, funil e lã (esse é opcional, para fazer os cabelos).
Coloque o funil na ponta da bexiga, encha com farinha até o tamanho desejado, amarre a ponta e molde no formato que desejar. Você pode usar a caneta para pintar o rosto do seu boneco.
Minha televisão
Os pequenos não querem sair da frente da televisão? Então que tal fazer a própria TV e eles passarem sua programação preferida? Você vai precisar de uma caixa grande de papelão. Eles mesmo vão criar as imagens.
Pintura com algodão
Separe grampos de roupa, algodão e um recipiente, para colocar a tinta. Prenda os pedaços de algodão na ponta do grampo de roupa, molhe na tinta e aí é só soltar a imaginação.
Mais colunas da Vanessa:
:: Colônia de férias em Porto Alegre: veja alternativas para as férias de inverno do seu filho:: 10 passeios bate-volta para fazer com as crianças
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.