O rei Charles III, 75 anos, e sua esposa Camilla, 77, visitarão Austrália e Samoa de 18 a 26 de outubro, na primeira grande viagem do monarca desde que ele anunciou que estava com câncer, informou o Palácio de Buckingham nesta terça-feira (10).
O roteiro de Charles e Camilla começa com uma visita pela Austrália, da qual o rei é chefe de Estado, em Canberra, onde conversarão sobre os impactos das mudanças climáticas com funcionários do Jardim Botânico Nacional.
Ele também se reunirá com pesquisadores da Agência Nacional de Ciências da Austrália para discutir as consequências dos incêndios, cinco anos após as chamas que devastaram regiões inteiras do país.
O casal real ainda seguirá para Sydney, onde o monarca se encontrará com Georgina Long e Richard Scolyer, pesquisadores conhecidos por seus trabalhos sobre câncer de pele.
Depois, o rei e Camilla voarão para a ilha de Samoa e vão participar, entre 23 e 25 de outubro, da reunião de chefes de governo da Commonwealth, uma organização composta por 56 países soberanos. Com exceção de Togo, Gabão, Moçambique e Ruanda, todos esses países compartilham laços históricos com o Reino Unido.
A visita à Austrália e Samoa foi anunciada em meados de julho, mas sem que as datas fossem detalhadas. O Palácio de Buckingham informou na época que a viagem havia sido reduzida em razão da doença do monarca, de modo que a Nova Zelândia acabou excluída do roteiro.
"Os médicos do rei aconselharam a evitar tal programa no momento, para dar prioridade à recuperação", afirmou o palácio.
Charles III anunciou em fevereiro deste ano que estava com a doença, sem especificar sua natureza, e retomou as atividades públicas no fim de abril.
O rei visitou a Austrália muitas vezes quando era príncipe, mas será a primeira vez que irá na condição de soberano. A última visita de um monarca à Austrália foi realizada por Elizabeth II, mãe de Charles III, em 2011.
* AFP