Após nove meses de tratamento, Kate Middleton concluiu os ciclos de quimioterapia no tratamento contra o câncer. A informação foi compartilhada pelo Palácio de Kensington na segunda-feira (9) por meio de uma abordagem diferente da convencional.
Ao invés dos tradicionais comunicados oficiais ou de entrevistas públicas, a princesa de Gales optou por um vídeo intimista e emotivo, gravado ao lado do marido, príncipe William, e de seus filhos, George, Charlotte e Louis.
Segundo a BBC, o material marca uma mudança na estratégia de comunicação da família real. A seguir, entenda o que o vídeo representa na forma como os membros da realeza se apresentam para o público e as repercussões na imprensa internacional.
Abordagem pessoal
Nas imagens gravadas pelo cinegrafista Will Warr, Kate Middleton aparece em um bosque na cidade de Norfolk, na Inglaterra, brincando com os filhos e trocando carinhos com o marido.
Ao fundo, há uma narração em primeira pessoa, em que ela aborda os desafios e sentimentos proporcionados pela doença, além das expectativas com a finalização do tratamento. A filmagem apresenta cores outonais, roupas mais casuais e cenas intimistas, criando uma produção quase cinematográfica.
Ainda conforme a BBC, a divulgação de um vídeo tão pessoal é uma abordagem surpreendentemente diferente para uma atualização sobre o estado de saúde de um membro da família real. Essa seria uma forma de apresentar uma linguagem mais focada em redes sociais, preocupada em se conectar e se aproximar das pessoas, semelhante ao modo como algumas celebridades levam suas mensagens.
Interação com o marido e os filhos
O que também chamou a atenção da imprensa britânica foram as interações da princesa de Gales com a família. Isso porque, ao contrário do que foi exposto no vídeo, é bastante raro ver os membros da realeza realizarem manifestações de carinho em público.
Para o Daily Mail, o material é uma peça sem precedentes e profundamente pessoal. Ao apresentar detalhes da proximidade com o marido e os filhos, Kate ofereceu um vislumbre íntimo de sua vida familiar.
O The Telegraph também destacou o fato do vídeo apresentar Kate e William de forma nunca antes vista. Para um casal reservado e desacostumado com demonstrações públicas de afeto, as imagens são notáveis.
"Depois de tudo o que passou, a outrora reservada Catherine claramente decidiu jogar a cautela ao vento. A franqueza capturada pela câmera é tão emocionante quanto reveladora", pontuou o jornal.