A modelo Andrea Radford, 29 anos, eleita para representar a Guatemala no Miss Universo 2024, revelou nesta semana que está grávida e, por isso, não irá participar da competição mundial, agendada para ocorrer no dia 16 de novembro, no México.
"Quero compartilhar com vocês que meu universo mudou, e estou prestes a embarcar em uma jornada igualmente maravilhosa e abençoada: a de ser mãe. Estou realizando agora outro sonho há muito tempo esperado", escreveu ela em uma publicação em seu perfil no Instagram.
Com a decisão, a organização do concurso elegeu a segunda colocada, Ana Gabriela Villanueva, 22 anos, como a detentora da coroa.
Andrea, que venceu a disputa em julho, descobriu semanas depois que estava à espera do primeiro filho. Atualmente, ela está com 16 semanas de gestação.
Em um primeiro momento, entendeu-se que a modelo havia renunciado ao título. No entanto, ela disse que a decisão partiu da organização do concurso.
As regras do Miss Universo, atualizadas em 2022, permitem que mulheres grávidas participem da competição. No entanto, segundo afirmou a modelo em entrevista ao jornalista Luis Alfonso Borrego no programa Sientese Quien Pueda, da rede de televisão Univision, os representantes consideraram que a competição mundial não teria os protocolos necessários para recebê-la.
Em novembro, ela estaria com cerca de sete meses de gestação. Dessa forma, teriam achado melhor que ela abdicasse da coroa.