Após uma série de especulações em torno de seu estado de saúde, Kate Middleton veio a público revelar por que esteve afastada dos compromissos oficiais desde janeiro. Nesta sexta-feira (22), a princesa de Gales publicou um vídeo no qual que anuncia que está em tratamento contra um câncer.
Com o pronunciamento, a família real passou a dominar novamente as discussões na web, levando a imprensa internacional, políticos, celebridades e fãs da monarquia britânica a manifestarem apoio para Kate Middleton.
Confira a repercussão:
Família real e figuras políticas
O irmão mais novo de Kate, James Middleton, compartilhou uma foto dos dois quando crianças em seu perfil do Instagram, no qual destacou: "Ao longo dos anos, escalamos muitas montanhas juntos. Como família, escalaremos esta com você também".
Entre os membros da família real, rei Charles III, que também foi diagnosticado com câncer nesse ano, comentou o pronunciamento. O monarca declarou ao Daily Mail que está orgulhoso com a "coragem de Kate em falar".
O príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, divulgaram um comunicado conjunto, dizendo que desejam "saúde, cura e privacidade" a Kate.
O primeiro-ministro do Reino Unido Rishi Sunak também se manifestou, desejando uma boa recuperação à princesa em nome do país por meio de um comunicado público.
Já a Casa Branca, em nome de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, enviou sentimentos à família em solidariedade.
Emmanuel Macron, presidente da França, afirmou que a força e resiliência da princesa de Gales são inspiradoras. "Neste período difícil que você está passando, Brigitte (sua esposa) e eu lhe desejamos uma plena recuperação", escreveu o líder político em seu perfil no X (antigo Twitter).
Repercussão na imprensa britânica
O jornal Daily Mail classificou o vídeo gravado pela princesa de Gales como "um discurso corajosos". "Em um discurso corajoso à nação, Kate compartilhou uma mensagem incrível e inspiradora de esperança aos colegas que sofrem de câncer, dizendo-lhes: "Por favor, não percam a fé nem a esperança. Você não está sozinho".
Uma análise realizada pelo jornal The Guardian refletiu que a família real irá receber por um tempo os olhos da cobertura midiática global, enquanto a simpatia do público será ilimitada.
Arthur Edwards, fotógrafo real do tabloide inglês The Sun, também pontuou que Kate demonstrou coragem ao divulgar o diagnóstico, e que o único motivo que a levou manter a doença em segredo foi o bem dos filhos.
Já o The Mirror apontou que Kate realizou uma declaração emocionante e sincera, emitindo uma mensagem de esperança para aqueles que também enfrentam a batalha contra a doença.
Redes sociais
Nas mesmas plataformas em que circularam piadas e teorias de conspiração sobre o "sumiço" de Kate, muitos internautas mudaram o tom dos comentários e desejaram melhoras para a princesa, entendendo por que ela optou pela pela privacidade até o momento.
"É incrivelmente corajoso da sua parte compartilhar depois dos últimos meses. Meus pensamentos estão com você e sua família, Catherine. Nós te amamos", disse uma internauta.
Confira algumas das reações: