Nesta terça-feira (6), o rei Charles III fez a primeira aparição pública após ser diagnosticado com câncer. O monarca de 75 anos foi fotografado deixando sua residência Clarence House, em Londres, junto da esposa, a rainha consorte Camilla, em um carro oficial.
Os dois cumprimentaram a multidão na rua sorrindo do banco de trás do veículo. De acordo com informações da agência de notícias britânica PA, eles foram até o Palácio de Buckingham pegar um helicóptero para Sandringham, no leste da Inglaterra.
Com menos de 18 meses de reinado, o monarca suspendeu os compromissos públicos, mas continuará com os negócios do Estado — incluindo reuniões semanais com o primeiro-ministro — e não entregará suas funções constitucionais como chefe de Estado.
O palácio disse que Charles, que geralmente goza de boa saúde, "permanece totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera retornar ao serviço público completo o mais rápido possível".
Charles se tornou rei em setembro de 2022, quando sua mãe, a rainha Elizabeth II, morreu aos 96 anos, após 70 anos no trono.