Nesta sexta-feira (19), data em que se completa 42 anos da morte da Elis Regina, Maria Rita emocionou seus seguidores ao compartilhar uma montagem, sem autoria divulgada, ao lado da mãe. O grande ícone da MPB faleceu aos 36 anos em 1982, quando a filha tinha apenas quatro anos de idade.
Maria Rita publicou um desabafo contando que a data é sempre um momento difícil, mas que, ao mesmo tempo, é o dia em que mais conversa com Elis por pensamento. "19 de janeiro nunca é fácil pra mim. Me recolho nos meus pensamentos e saudades e questionamentos… é o dia que mais converso com ela… que mais choro sua ausência… eu nunca acordo normal", escreveu.
A cantora ainda fez uma retrospectiva sobre seus sentimentos e os acontecimentos recentes em sua vida profissional, desejando que a mãe estivesse presente. "Ano passado, sentia raiva (não por ela ter morrido, mas sim porque eu estava passando por questões profissionais profundas e não tinha ela pra conversar…). Neste ano, tô cansada e triste. Não eu, mas a alma. E ela queria que eu não fosse pesada nunca… eu ainda não consegui realizar esse sonho dela. Tenho meus momentos — de leveza. mas leve, eu ainda não estou", revelou a artista.
Por fim, Maria Rita declara que observar o sorriso da mãe em fotografias e o amor que o público nutre por Elis apaziguam seu coração e iluminam seus dias. "Mas olho o sorriso dela nas fotos, o amor que as pessoas ainda sentem por ela, as nossas semelhanças físicas e afins nas montagens de fãs — e isso traz tanta luz pra minha vida que sigo persistindo… seremos leves, minha mãe… Seremos sim", concluiu.
Essa não é a primeira vez que Maria Rita e Elis Regina aparecem juntas através da tecnologia. Em julho de 2022, uma campanha da marca de automóveis Volkswagen utilizou inteligência artificial para unir as duas em um vídeo, o qual proporcionou a construção de um dueto entre mãe e filha cantoras.