O papel da princesa Anne, 72 anos, única filha da rainha Elizabeth II, está definido para a coroação do rei Charles II, marcada para o dia 06 de maio. Como reconhecimento por suas décadas de lealdade, o monarca reservou a ela uma posição de destaque durante a cerimônia.
Anne exercerá o papel de Gold-Stick-in-Waiting, que é o responsável pela segurança pessoal do soberano. Ela estará posicionada atrás do rei Charles III e da rainha consorte Camilla Parker quando eles receberem as coroas.
Na sequência, a irmã mais nova do monarca deve ser protagonista. Após a celebração religiosa, ocorre o desfile real em uma carruagem dourada, que vai desde a Abadia de Westminster até o Palácio de Buckingham. Anne seguirá a cavalo imediatamente atrás dos dois, guiando 6 mil membros das Forças Armadas.
Conforme a imprensa britânica, a princesa sente-se honrada com o cargo. De acordo com o jornal britânico The Mirror, fontes reais afirmam que Charles teria contado pessoalmente a Anne sobre a função que gostaria que ela exercesse.
— O rei está recompensando a princesa por sua lealdade e devoção inabalável ao dever. Ele valoriza sua irmã como uma tenente de confiança e esta é a demonstração perfeita — disse uma fonte do Palácio.
O cargo
O papel de Gold-Stick-in-Waiting remete ao século 15, quando dois oficiais eram posicionados próximos ao rei para sua proteção durante a cerimônia.
Princesa Anne
Única filha da rainha Elizabeth II e de príncipe Philip, Anne é considerada uma das pessoas mais trabalhadoras da realeza, registrando mais de 400 eventos públicos por ano. A princesa, que é conhecida por seu amor pelos cavalos, foi a primeira integrante da família real britânica a competir nos Jogos Olímpicos, em Montreal, em 1976.
Ela tem dois filhos, Peter (nascido em 1977) e Zara (1981), de seu casamento com Mark Phillips, de quem se divorciou em 1992. Nesse mesmo ano, ela se casou novamente com o major Timothy Laurence.