Não é de hoje que a cantora Preta Gil, de 47 anos, deixa os cabelos grisalhos à mostra em publicações nas redes sociais. Em entrevista à revista Quem publicada nesta segunda-feira (21), ela explicou que a decisão partiu dela por querer desconstruir estereótipos de beleza na pandemia.
— Foi mais uma desconstrução minha que se deu por conta da pandemia. No começo, passava pelo espelho e ficava desesperada com os fios brancos aparecendo. Aquilo me incomodava e é normalmente assim que eu trabalho as minhas desconstruções e evoluções, quando me dói e quando eu me sinto incomodada. Eu vou ali buscar o motivo daquilo estar me incomodando, quem foi que botou isso na minha cabeça... Quando vi que isso era mais uma coisa dentro destes estereótipos de imagens pré-determinadas de que a mulher com o cabelo branco é velha e feia, mostrei o contrário. Mas não queria mostrar para os outros, queria mostrar para mim. Eu queria passar no espelho e me olhar em paz e não me estranhar como eu estava me estranhando — explicou.
A artista também reforçou que a atitude é um processo nem sempre linear.
— Mas é um processo. (...) Eu amo o meu cabelo assim. Quando parto ele no meio fica uns fios, mas quando parto de lado minha mecha está bem maior. Eu gosto até mais — acrescentou.
Por fim, elogiada pela atitude de assumir os fios naturais, Preta revelou que recebeu críticas inclusive de pessoas próximas.
— As pessoas falaram para não deixar. Tenho amigos mais velhos que falavam: "Você não vai pintar? Agora todo mundo vai ver que eu sou mais velha que você". Eu disse: "Problema seu (risos). Siga pintando o seu cabelo e eu vou deixar o meu branco. Estou feliz". Posso pintar ainda, fazer um trabalho que precise pintar, mas não tenho vontade nenhuma porque estou muito feliz com o meu cabelo branco — concluiu.