Nas últimas semanas, a atriz e cantora Cleo Pires vem chamando a atenção dos seguidores nas redes sociais por um motivo simples: ter perdido peso. A artista tem compartilhado, no seu perfil do Instagram, várias fotos vestindo biquíni, nas quais é possível notar a mudança em seu corpo. E os comentários vão desde elogios até indagações e críticas.
"Mana, você está maravilhosa! Mas emagreceu por quê? Pressão ou estava se sentindo real infeliz?", questionou uma seguidora no Instagram.
"Cleo Pires é engraçada, né? Fez p*** discurso sobre não conseguir mais suprir a imagem de corpo ideal, militou um monte, fez todo mundo achar que ela era uma pessoa diferente dos padrões de famosos. Está lá postando vídeo de treino e o quanto já emagreceu e voltou pro corpo padrão", criticou uma usuária do Twitter.
"As gurias criticando a Cléo Pires porque ela emagreceu. Oh gente, esse lance de feminismo também diz respeito a você respeitar a vontade da outra mulher. Vocês identitários têm todos os parafusos soltos e sequelados. Falam, falam de liberdade, mas querem mesmo é escravizar", defendeu outra na mesma rede social.
"Quero emagrecer na mesma velocidade da luz que a Cleo Pires emagreceu, amém", desejou ainda uma terceira.
Não é a primeira vez que o corpo de Cleo Pires vira pauta na internet. Em 2019, a atriz recebeu uma enxurrada de críticas e comentários maldosos em suas redes sociais por ter ganhado peso, cerca de 20 quilos. Na época, ela foi vítima de body shaming: a expressão, em português, significa "vergonha do corpo". É a prática de atacar alguém verbalmente por conta da forma física.
Em seu primeiro posicionamento depois dos ataques que recebeu por conta de seu corpo, Cleo afirmou que "esteve pressionada a se manter no padrão estético sufocante que esperavam dela".
"Quando eu engordo, dizem 'o que ela fez no rosto? Está ficando deformada'. Quando emagreço, dizem que eu fiz bichectomia, ou que estou ficando irreconhecível. Todo dia, aparece alguém falando de algo que não fiz. Normalmente, foco no bom. Não amplifico o negativo. Mas chega um ponto que não dá mais para naturalizar esses comentários, porque penso no tanto de meninas e mulheres que, assim como eu, sofrem com distúrbios alimentares e emocionais por conta desse padrão irresponsável, inalcançável e cruel, que é fortemente alimentado por cultura, indústria e um certo tipo de jornalismo que tende a comentar sempre de forma depreciativa quando alguém aparece com quilos a mais. Isso não é vergonha", desabafou.
Logo em seguida, voltou a falar sobre o assunto em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.
— Não é normal você ser pressionada, julgada dessa forma por causa da sua aparência, por causa de estética — disse. — Dói, né? Não estou imune a esse tipo de coisa. Não conheço alguém que não se importa quando tem uma enxurrada de gente falando sobre você, dando opinião sobre sua vida. E tudo bem você ficar mal, faz parte do processo da vida, acho.
Em outra entrevista, à Revista Quem, Cleo revelou que teve bulimia na adolescência e que luta contra a compulsão alimentar até hoje, o que a fez ganhar peso. Por fim, garantiu que faz terapia para lidar com todas essas situações.
Além de receber críticas pelas mudanças na balança, tanto para menos quanto para mais, Cleo também já teve que desmentir várias vezes os boatos de que ela teria feito harmonização facial e preenchimento labial. Isso porque frequentemente ela ainda recebe comentários depreciativos a acusando de ter "exagerado" nos procedimentos no rosto.
Entretanto, a artista já admitiu ter feito plástica no nariz e preenchimento nas olheiras.