No ano passado, a atriz e cantora Cleo Pires recebeu uma enxurrada de críticas e comentários maldosos em suas redes sociais por ter ganhado peso. Ela foi vítima de body shaming: a expressão, em português, significa "vergonha do corpo". É a prática de atacar alguém verbalmente por conta da forma física.
Apesar do foco negativo, desde então, a artista vem se tornando uma voz importante pela autoestima das mulheres. Seus posicionamentos fizeram com que muitas repensassem a forma como enxergam os próprios corpos.
Por isso, nesta sexta-feira (2), dia em que Cleo completa 38 anos, selecionamos quatro momentos em que a artista deu uma lição de amor-próprio e inspirou milhares de mulheres a fazerem o mesmo. Confira:
"Não vamos deixar isso nos abalar"
"Enquanto você me assistia esperando que eu correspondesse a sua expectativa sobre a minha magreza, estive pressionada a me manter no padrão estético sufocante que esperavam de mim". Foi assim que Cleo começou seu primeiro posicionamento depois dos ataques que recebeu por conta de seu corpo.
"Quando eu engordo, dizem 'o que ela fez no rosto? Está ficando deformada'. Quando emagreço, dizem que eu fiz bichectomia, ou que estou ficando irreconhecível. Todo dia, aparece alguém falando de algo que eu não fiz. Normalmente, eu foco no bom. Não amplifico o negativo. Mas chega um ponto que não dá mais para naturalizar esses comentários, porque penso no tanto de meninas e mulheres que, assim como eu, sofrem com distúrbios alimentarem e emocionais por conta desse padrão irresponsável, inalcançável e cruel, que é fortemente alimentado pela cultura, indústria e por um certo tipo de jornalismo que tende a comentar sempre de forma depreciativa quando alguém aparece com quilos a mais. Isso não é vergonha", continuou ela.
Por fim, mandou um recado para quem poderia estar passando por uma situação semelhante.
"Eu não vou sentir vergonha do meu corpo, esteja ele do tamanho que estiver, com plástica ou não. Está tudo bem com a minha saúde, está tudo bem com as minhas celulites, estrias, e com o que mais possa estar incomodando todo mundo. (...) Está tudo bem. Tudo bem engordar, tudo bem emagrecer, tudo bem! Siga seus sonhos e peça por coragem. Não vamos deixar isso nos abalar, por mais inconveniente e patético que isso seja", concluiu.
"A vida é imperfeita e está tudo bem"
Após o desabafo nas redes sociais, Cleo foi convidada para falar sobre o assunto em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, em outubro do ano passado. Na conversa, ela se mostrou vulnerável e desabafou sobre como se sentiu ao ler os comentários maldosos.
— Não é normal você ser pressionada, julgada dessa forma por causa da sua aparência, por causa de estética — disse a atriz. — Dói, né? Não estou imune a esse tipo de coisa. Não conheço alguém que não se importa quando tem uma enxurrada de gente falando sobre você, dando opinião sobre sua vida. E tudo bem você ficar mal, faz parte do processo, da vida, eu acho.
Por fim, mostrou que, embora não esteja sempre satisfeita com seu corpo, procura não dar tanta importância para isso.
— Não, nunca estou (satisfeita). Você tem que estar o tempo inteira satisfeita com tudo? Que loucura, gente! A vida é imperfeita e está tudo bem.
"O choro é livre"
Alguns meses depois da entrevista na TV, Cleo compartilhou uma foto de biquíni em que exibe com orgulho suas curvas no Instagram, plataforma na qual acumula mais de 13 milhões de seguidores. Na legenda, escreveu: "The cry is free" - em tradução livre, "o choro é livre". Nos comentários da publicação, mutias mulheres agradeceram à atriz e cantora pela representatividade.
"Acho que você nem tem ideia do quão importante são essas simples fotos para tantas mulheres", escreveu uma.
"Cara... Cresci te vendo magérrima! E, quando seu corpo mudou, o choque pra mim foi enorme! Sempre a admirei muito, quando engordei por conta de trampo e stresse eu ficava triste comigo, mas amei que você, a artista mais linda que já tinha visto na minha vida, também tinha mudado com seu corpo e o aceitado! Comecei a me aceitar melhor", desabafou outra.
"Eu quero que você lembre que é maravilhosa"
Em julho deste ano, já em meio à pandemia, Cleo usou seu perfil para falar sobre autoestima durante o período de confinamento. Para ela, a comparação com os outros nas redes sociais e a pressão psicológica intrínseca ao momento intensificam os dias ruins.
— Sabe aquele dia que você acorda se sentindo horrível? Não consegue nem se ver no espelho, abre o Instagram e estão lá as pessoas perfeitas, aprendendo cinco idiomas, malhando, fazendo ioga, cozinhando três tipos de pratos diferentes? — questionou. — A gente está no meio de uma pandemia. Tem um monte de coisa dando errado no mundo e está todo mundo vivendo uma pressão psicológica. Ninguém estava preparado para isso. Acho que é normal também começar a ficar de saco cheio de tudo. Às vezes, de saco cheio da gente também. Então, quando você chegar nesse momento, eu quero que você lembre que você é maravilhosa.
Cleo então mandou uma força especial para quem sofre com distúrbios alimentares.
— Dias ruins todo mundo tem, são dias apenas. Para quem sofre ou já sofreu de algum distúrbio alimentar, esse momento tem sido um grande gatilho. Então eu desejo força para você seguir com o tratamento, se está fazendo, força para não se julgar e buscar ajuda — desejou ela.
Por fim, refletiu sobre o significado de autoestima:
— Autoestima está muito ligada a não esquecer de quem eu sou. Independente do que outra pessoa pense ou diga de mim, se eu não esqueço, eu me cuido e é maravilhoso. Já tem gente demais no mundo para ficar apontando nossos defeitos, não tem problema nenhum você ser a pessoa que aponta suas qualidades. Vamos nos apoiar, não é fácil, mas dá para aprender.