Vários famosos demonstraram apoio ao movimento #BlackoutTuesday nesta terça-feira (2), cujo objetivo é promover um momento de reflexão contra o racismo e a morte de pessoas negras. A hasthag foi lançada nas redes sociais junto a uma imagem preta.
A iniciativa faz parte de uma série de protestos que estão acontecendo após a morte de George Floyd, homem negro que morreu sufocado por um policial branco nos Estados Unidos. A ideia, que começou na indústria fonográfica, é que as pessoas não publiquem nada em suas redes sociais - além do quadrado preto - e tirem o dia para aprender e entender como ajudar na luta contra o preconceito racial.
Entre os artistas que participaram da iniciativa, estão Elton John, Taylor Swift, Justin Bieber, Cardi B, Shakira, Demi Lovato, Katy Perry e Rihanna, que decidiu interromper as vendas por um dia de suas três marcas - a empresa de cosméticos Fenty Beauty, a linha de lingerie Savage x Fenty e a grife de luxo liderada pela LVMH, Fenty.
"Este não é um dia de folga. Este é um dia para refletir e encontrar maneiras de fazer mudanças reais", diz a nota divulgada pela cantora em nome da empresa.
No Brasil, nomes como Anitta, Preta Gil, Iza, Bruna Marquezine, Fernanda Souza, Marina Ruy Barbosa, Erika Januza, Regina Casé, Camila Pitanga, Astrid Fontenelle, Bruno Gagliasso, Babu Santana e Juliana Paes também se engajaram. Alguns se manifestaram além da hashtag.
A atriz Taís Araújo lembrou casos emblemáticos, como as mortes do do menino Kauê Ribeiro, no ano passado, e de João Pedro, mais recentemente, ambos no Rio. Além do assassinato da vereadora Marielle Franco:
"É pela Cláudia Silva Ferreira, Jenifer Cilene, Kethellen de Oliveira Gomes, Kauã Rozário, Kauê Ribeiro, pela Agatha Félix, por João Pedro Mattos, Marielle Franco, George Floyd e outras tantas pessoas que tiveram suas vidas arrancadas. Para todos e por todos que ainda estão vivos", postou Taís.
"Chega de preconceito, mortes e injustiça! CHEGA!", escreveu Fernanda Souza.
Veja outras manifestações: