Nessa terça-feira (27), ao participar do programa global Encontro com Fátima Bernardes, a atriz Helena Fernandes, que está no ar como Eugênia na novela Bom Sucesso, desabafou sobre uma experiência pessoal delicada da qual foi vítima com apenas 14 anos: estupro.
"Vivi isso na minha adolescência. Eu tinha 14 anos. E não foi uma vez, foram várias vezes. E dentro da minha casa, que é um lugar em que você teria que se sentir segura. (...) O trauma é você não poder compartilhar, é você esconder como se você tivesse feito alguma coisa errada. Quando, na realidade, a gente precisa falar, colocar isso para fora, porque não é uma culpa nossa", relatou.
A atriz ainda incluiu na sua fala uma reflexão acerca da sociedade em que vivemos:
"Até hoje, não se fala de estupro, abuso sexual com clareza. Vivemos em uma sociedade machista, doente e tóxica. Ainda hoje, o homem acha que a mulher, porque decidiu colocar uma roupa mais ousada, dá direito a ele de abusá-la".
Ao ser questionada sobre com quem conversou sobre o ocorrido, explicou:
"Vim de uma família muito pobre e muito desestruturada, então era muito difícil... E sou uma pessoa mais agressiva, mais impulsiva, então a minha defesa é o ataque, desde jovem. Saí de casa com 15 anos. Comecei a trabalhar, tinha dois empregos, estudava à noite. Então, coloquei isso em um outro lugar. Para mim, não foi um problema, porque minha mãe era uma pessoa doente, literalmente. Não adiantava esse diálogo, e ela era a única pessoa com quem eu poderia falar."
Helena também desmitificou aquela figura do estuprador desconhecido: "Às vezes, é aquele tio ou aquele avô que é tão querido, mas tão querido, que contar o que aconteceu vai abalar a família toda e você é desencorajada a falar".
Apesar de tudo, afirma:
"Honestamente, acho que se eu sou o que sou hoje, como eu penso o mundo e como educo os meus filhos, trazendo todas essas experiências. E sou uma pessoa que nasci e tenho um pacto com a felicidade, graças a Deus".