O café é uma das paixões dos brasileiros. Segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC), o país é o segundo maior consumidor da bebida no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mesmo com a preferência, poucos sabem que a cafeína oferece diversos benefícios para a prática de exercícios físicos, principalmente quando consumida antes do treino. Inclusive, é um verdadeiro estimulante natural para o corpo.
— Além da popularidade nas casas brasileiras, o café também é popular no âmbito científico, e são muitas as pesquisas que atestam os benefícios da bebida para a saúde — comenta Juliana Wood, nutricionista da Sami, operadora de saúde.
Por isso, listamos os cinco principais benefícios do consumo de café para a atividade física. Confira!
1. Aumenta o desempenho físico
A cafeína é um estimulante para o sistema nervoso central (aumentando o estado de alerta). Por isso, muitas pessoas consomem o café para se manterem dispostas.
Isso acontece porque, apesar do efeito temporário, a substância faz as pessoas se sentirem com mais energia, consequentemente, aumentando o desempenho para atividades físicas.
2. Queima gordura
De acordo com a nutricionista, o café é um dos poucos alimentos naturais que auxiliam na queima de calorias.
Isso porque ele acelera o metabolismo e aumenta os níveis de adrenalina no sangue, melhorando a performance durante os exercícios físicos, como indica um estudo publicado pelo International Journal of Sports Nutrition, que revelou que a ingestão de apenas três miligramas da bebida já impacta positivamente o desempenho de atletas.
3. Possui efeito antioxidante
O café é uma importante fonte de antioxidante e contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3 e B5, magnésio e potássio, fundamentais para o funcionamento do organismo.
Isso porque eles ajudam a combater os radicais livres que prejudicam o equilíbrio celular, causando estresse oxidativo, que está relacionado ao envelhecimento e desenvolvimento de doenças.
— As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café melhoram a circulação sanguínea e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares —comenta a nutricionista Juliana Wood.
4. Favorece a recuperação muscular
Alguns estudos sugerem que a cafeína atua como um importante agente para a recuperação muscular, pois facilita a ressíntese de glicogênio muscular (restauração de estoque de glicogênio), reduzindo a dor, aumentando a resistência e evitando a fadiga.
5. Melhora o foco e a concentração
Praticar exercícios físicos exige muito foco e concentração, afinal é preciso executar os movimentos com precisão para que eles gerem resultados.
Nesse sentido, a cafeína é uma excelente aliada, pois estimula as funções mentais e cognitivas, o que pode ser extremamente útil para pessoas que precisam estar alerta durante as tarefas.
Cuidado com o consumo exagerado!
É importante consumir cafeína com moderação, pois o exagero pode levar a efeitos colaterais indesejados, como nervosismo, insônia e aumento da frequência cardíaca. Além disso, a resposta a essa substância pode variar de pessoa para pessoa.
Portanto, é importante observar como seu corpo reage. Consultar um profissional de saúde também é aconselhável antes de fazer alterações significativas na sua dieta ou consumo de cafeína.