As festas de final de ano acabaram e chegou a hora de (re)começar a dieta e eliminar a retenção e as toxinas da comilança. Depois de tantas refeições fora da rotina, fica difícil se organizar novamente e identificar quais alimentos e estratégias são interessantes para retomar uma vida mais saudável. Compartilhamos dicas que valem a pena prestar atenção. Confira:
ELIMINE A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
Calma! Se você viu os dígitos da balança subirem drasticamente, não significa que seja tudo ganho de gordura corporal. Você provavelmente tomou menos água do que seu corpo precisa, pode ter consumido bebidas alcoólicas e a sua alimentação também foi diferente da que está acostumada. Com isso, a retenção de líquidos acaba aumentando.
Para se livrar do excesso, retome a dieta saudável normalmente, evitando alimentos ricos em sódio e tomando bastante água. Alguns “suchás” (mistura de sucos com chás) também podem auxiliar no processo junto ao consumo de água. Boas combinações de sucos com chás são: frutas vermelhas com cavalinha, abacaxi com hortelã e chá verde e morango e limão com chá de hibiscus.
REDUZA OS ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO
Tudo bem escapar da sua rotina alimentar em ocasiões especiais, mas é provável que fazendo mais refeições fora do planejado também tenha aumentado consumo de sódio. Alguns alimentos industrializados e embutidos característicos desta época também podem fazer com que você ultrapasse as recomendações diárias de sódio. A partir de agora, opte por temperos naturais como alho, cebola, salsinha, alecrim, orégano, manjericão e todas as ervas em geral. Isso ajuda a minimizar o consumo de sal e deixar a comida gostosa.
OBSERVE SE ESTÁ COM DESCONFORTO GÁSTRICO
Alguns cuidados após as festas podem ajudar a diminuir o desconforto gástrico ou a sensação de estufamento. Cozinhar os vegetais em vez de consumi-los crus facilita a digestão, e também ameniza o inchaço. Aposte em alimentos ricos em fibras para auxiliar na saúde intestinal. Boas opções são frutas como mamão, ameixa e laranja (com o bagaço e tudo). Vegetais e folhas verdes no geral e leguminosas, como feijão, também fornecem boa quantidade de fibras. Mas lembre-se de que algumas fibras são solúveis e é preciso um consumo de água adequado para efeitos positivos. Então, capriche na ingestão de água.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.