"O Grande Livro dos Sucos". Editora Alaúde. Autora: Pat Crocker. 408 páginas. R$ 69,90.
Quase todo mundo que opta por uma vida minimamente saudável tem a sua receitinha de suco. Mas você sabe exatamente quais são os benefícios da sua misturinha? E sabe as propriedades de tantos outros ingredientes disponíveis nas feiras e supermercados? E como diversificar, incluir na rotina mais opções? Um bom começo pode ser O Grande Livro dos Sucos, da escritora e fotógrafa Pat Crocker, lançado no Brasil pela Editora Alaúde. A obra traz informações detalhadas sobre mais de 150 alimentos, entre eles ervas, frutas, hortaliças, legumes e especiarias, que podem servir como coadjuvantes no tratamento de muitas doenças, além de manter a saúde do corpo.
Com esses ingredientes, são propostas mais de 350 receitas de sucos, smoothies, vitaminas, chás, shakes e até purês, tudo com o objetivo de instigar o paladar com novos sabores e combinações inusitadas e incluir no dia a dia alimentos muito saudáveis mas pouco consumidos pela maioria. Dividido em quatro partes - Sistemas Corporais Saudáveis, Sua Saúde, Alimentos Saudáveis e Receitas -, o livro é bem mais do que um caderno de receitas, pura e simplesmente. Funciona como uma espécie de guia de como os alimentos certos podem nos ajudar a manter a saúde e a resistência, prevenindo doenças que vão desde uma simples (mas sofrida) enxaqueca a males como câncer e diabetes.
Confira 4 recetinhas que separamos para vocês:
1. Shake de nozes
Ingredientes:
1 xícara de leite de pecãs (caso não tenha acesso ao leite de nozes, substitua por leite de soja)
1/2 xícara de tofu macio
4 pedaços de banana congelados
2 colheres de sopa de alfarroba em pó (se não tiver alfarroba, utilize cacau)
Preparo:
No liquidificador, bata o leite de pecãs com o tofu, a banana e a alfarroba, até obter a consistência homogênea. Sirva em seguida.
Propriedades:
Leites de nozes e de outras oleaginosas ou sementes são ricos em proteínas, vitamina E e fibras, além de ter altas concentrações de gorduras insaturadas e ácidos graxos essencuaus. Os leites de oleaginosas rendem shakes e vitaminhas mais encorpados que o leite de soja.
Para fazer o leite de oleaginosas, misture as amêndoas, castanhas ou nozes com água fervida ou filtrada, sempre na proporção de uma xícara do ingrediente e duas de água. Chacoalhe bem a mistura e deixe descansar por algumas horas. Bata no liquidificador ou processador, coe em uma peneira ou pano e use em seguida.
2. Hortelã pré-jantar
Ingredientes:
3 kiwis
8 raminhos de hortelã fresca
1 maçã
gelo opcional
Preparo:
Em uma máquina de fazer suco, processe os kiwis com a hortelã e a maçã. Despeje em um copo grande, adicione gelo se desejar e sirva. Você também pode bater a mistura no liquidificador, com um pouquinho de água.
Propriedades:
Kiwi: antioxidante, anticancerígena e auxiliar da digestão, esta fruta é utilizada em dietas de desintoxicação. Tem alto teor de vitaminas C e E e de potássio.
Maçã: tem ação tonificante, digestiva, diurética, desintoxicante, laxante, antisséptica, antirreumática e ainda ajuda a reduzir o colesterol.
Hortelã: a erva tem ação antiespasmódica e digestiva, servindo como auxiliar no tratamento de resfriados comuns, gripes, indigestão, flatulência e falta de apetite. As folhas podem ser usadas in natura, em sucos, ou em infusões. Também é um excelente tempero para carnes, aves e massas.
Se bebida antes das refeições, esta mistura estimula o fígado e a função da vesícula biliar, aumentando o fluxo de bílis para o fígado e os intestinos, melhorando a digestão.
3. Pera e abacaxi
Ingredientes:
2 peras
2 rodelas grossas de abacaxi
1 xícara de uvas roxas ou verdes
1 limão-siciliano
Preparo:
Em uma máquina de fazer suco, processe as peras com o abacaxi, as uvas e o limão. Misture, despeje em um copo e sirva.
Propriedades:
Pera: protege o cólon, é boa fonte de vitamina C, boro e potássio.
Abacaxi: auxilia a digestão, é uma boa fonte de potássio e contém vitamina C e ferro.
4. Vitamina de cranberry e laranja
Ingredientes:
1/2 xícara de cranberries secos
1/4 de xícara de suco de laranja espremido na hora
1/4 de xícara de tofu macio
1 laranja sem sementes
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de mel
Preparo:
No liquidificador, bata os cranberries com o suco de laranja, o tofu, a laranja, o gengibre e o mel, até obter uma consistência homogênea. Sirva em seguida. O cranberry seco vem adoçado. Se você quiser utilizar a versão fresca, adicione um pouco de mel, se quiser.
Propriedades:
Cranberry: tem ação antibacteriana, antiviral, antioxidante e anticancerígena. Ajuda a prevenir infecções, especialmente no trato urinário, e é rico em vitaminas A e C, além de iodo e cálcio.
Laranja: como todos os cítricos, tem ação antioxidante e anticancerígena, com alta concentração de vitamina C e limonina, substância que já foi apontada como auxiliar na prevenção de alguns tumores, como os de mama. As laranjas também são boa fonte de colina, nutriente que melhora a função cerebral.
Gengibre: É um poderoso auxiliar no combate às náuseas (até mesmo aquelas provocadas pela gestação), às dores de cabeça e às dores ocasionadas por artrite. Tem ação anti-inflamatória e estimula a circulação. Aumenta a absorção dos nutrientes e protege o fígado das toxinas.