Por Tamirys Collis, Especial
Você está tentando emagrecer faz alguns meses. Entrou na academia, jura que está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não se mexe do lugar ou, no pior dos cenários, está apontando para cima. Por que será?
Veja também
:: Perigo! Efeito sanfona pode prejudicar a saúde; saiba como fugir:: 10 receitas de sucos para turbinar a dieta e preparar em casa
Veja 9 razões que explicam porque você não consegue perder peso e tome uma atitude:
1. Você acha que porque começou a fazer academia pode comer o que quiser
Sabe aquele pensamento “eu posso devorar uma barra de chocolate por dia, afinal, faço academia para poder comer o que eu quiser”? Está completamente errado. Fazer exercícios físicos é apenas uma das tarefas de quem quer emagrecer. A alimentação saudável e consciente é o complemento mais importante (80% da razão das pessoas conseguirem perder peso, eu diria). Então já sabe, alimentação saudável e natural aliada de atividade física é a combinação perfeita para quem quer emagrecer.
2. Você belisca o dia inteiro
Você está fazendo refeições mais saudáveis. Toma um bom café da manhã, almoça bem e faz uma janta super leve, mas não consegue parar de beliscar entre essas refeições. Belisca enquanto cozinha e não consegue ficar sem mastigar ao longo do dia. Esse hábito está errado. O certo é se alimentar a cada três horas, não ficar beliscando descontroladamente o dia inteiro.
3. Você continua tomando refrigerante diet
Estudos apontam que as pessoas que tomam refrigerante diet acabam consumindo as mesmas calorias de pessoas que comem açúcar. Ou seja, se você acredita que a versão diet está liberada, está muito enganada. Isso sem contar que esse é considerado por nutricionistas o pior alimento de todos os tempos, porque contém aspartame, que produz no organismo efeitos que podem ser confundidos com Alzheimer e esclerose múltipla.
4. Você nunca muda sua rotina de treinos
Lembre-se que o seu corpo é uma máquina e que se você faz sempre os mesmos exercícios, os seus músculos desenvolvem memória para os movimentos, o que significa que o seu corpo vai se adaptar e não vai mais mudar. Por isso, é importante que você mude sua rotina de treino constantemente (tanto para treinos aeróbicos quanto para musculação). Dessa forma, seus músculos conseguem responder melhor às atividades e também aos seus objetivos.
5. Você não toma café da manhã
Se você tem o habito de não tomar café da manhã, este pode ser um dos motivos pelos quais você não consegue emagrecer. Esta é a refeição mais importante do dia e é comprovado que as pessoas que comem pela manhã são mais magras do que aquelas que pulam esta refeição. A exclusão do café da manhã faz com que a pessoa fique com muita fome durante o dia e tenha descontrole na velocidade de comer, na quantidade e qualidade da alimentação, optando por comidas mais calóricas, como frituras, alimentos açucarados e gordurosos. E tudo isso, óbvio, tem como conseqüência aquilo que as mulheres mais odeiam: os temidos quilinhos a mais na balança.
:: Sim, é possível! 7 dicas para emagrecer sem fazer dieta:: Para fazer em casa: Bella Falconi ensina receita de suco verde e brigadeiro whey
Outro motivo que prova que tomar café da manhã pode ajudar na perda de peso, segundo os nutrólogos Luís Carlos Silveira e Mariela de Oliveira Silveira, do Kurotel Centro de Longevidade e SPA, é que pelo fato da pessoa estar de estômago vazio, os nutrientes que forem ingeridos serão melhores absorvidos.
—Um dos momentos do dia que estatisticamente as pessoas comem mais frutas, é no café da manhã. Se isso ocorrer, vitaminas e minerais importantes no processo metabólico saudável (como cromo e zinco, por exemplo) poderão ser melhores absorvidos. Isso possibilitará melhor síntese de açúcares e gorduras, reduzindo o depósito adiposo excessivo —, afirmam.
A nutricionista Eliane Romantini dá dicas para um café da manhã reforçado, saudável e indispensável para o dia-a-dia de quem se preocupa com o corpo e com a saúde.
—O ideal é que a alimentação seja equilibrada e que a pessoa consuma pelo menos uma fonte de proteína, como leite, queijo, iogurte, ovos. Pelo menos uma fonte de carboidrato, de preferência pães, torradas e cereais integrais e uma fonte de alimentos que fornecem vitaminas e minerais, como sucos e frutas —, afirma.
6. Você só faz exercícios aeróbicos
Você pode acelerar a sua perda de peso, mas esteja certa de que só fazer exercícios aeróbicos não vai ajudar muito. O ideal é combiná-los a um treino de musculação. Isso porque você precisa de força muscular para aumentar sua queima de gordura. Além disso, a musculação ajuda a queimar as calorias consumidas durante o dia.
7. Você não é persistente e determinada
Você é daquelas que começa uma dieta e acha que em um mês tem que chegar ao seu objetivo? Pois entenda que uma dieta saudável pode trazer resultados a longo prazo, portanto, não desanime e continue seguindo esse estilo de vida. Não se contente em fazer exercícios uma vez por semana e achar que está bom. Faça regularmente e também se alimente o mais natural possível todos os dias.
Comidinhas para te ajudar a manter a forma
:: Tapioca emagrece? 10 motivos para incluir o alimento na dieta:: 3 sopas leves e funcionais para os dias quentes ou frios:: Os benefícios da maca peruana, aliada do apetite sexual e da dieta
8. Você cortou carboidrato da sua dieta
Você ouviu dizer que carboidrato engorda e decidiu cortá-lo de vez da sua dieta. Saiba que você fez uma péssima escolha e a gente te explica porquê.
1. Isso vai fazer com que você ganhe peso mais para frente;
2. Seu corpo precisa de carboidrato para ter energia. É importante comer carboidratos que têm rápida absorção pelo organismo, como batata doce e também sempre dar preferência aos integrais. Nunca deixe de comê-los.
9. Não fique apegada apenas aos números da balança
Você está fazendo tudo certo: se alimentando de forma saudável e fazendo exercícios físicos regularmente (tanto musculação quanto aeróbico), mas seu peso na balança não muda. Calma, não se apegue a números e lembre-se que peso e gordura são duas coisas diferentes. Você pode estar diminuindo gordura e aumentando a massa muscular do seu corpo. Lembre-se que o músculo é mais pesado que a gordura e quanto mais músculos você tem, mais você vai conseguir queimar gordura.