Os campeões de likes nos posts publicados pelo arquiteto Daniel Kroth em seu Instagram (que conta com 170 mil seguidores) são os quartinhos de bebê. “Especialização” que o pegou de surpresa, e que teve como pontapé inicial um projeto feito para a apresentadora Patrícia Abravanel.
Nos últimos anos, Daniel acumulou experiência e criou sua fórmula clean e funcional para os pequenos:
– Não precisa ter excessos, tem que ser mágico!
Sempre questionado sobre materiais, formatos de móveis e, claro, tendências de décor, o arquiteto listou algumas dicas para os papais mais indecisos. Confira abaixo:
Pisos e cortinas mais adequados
Prefira vinílicos e laminados, por não terem juntas nem arestas para acumular sujeira. Ao optar por tapetes ou carpetes, cuide que sejam antibacterianos.
A mesma atenção deve ser tomada em relação a cortinas e persianas. Cortinas de tecido retêm, além de poeira, umidade. Os modelos mais indicados são as persianas de alumínio ou rolô, por serem mais fáceis de limpar.
Pense na organização funcional
O berço deve ficar próximo ao trocador. Outra dica é nunca colocar a cama muito próximo à janela. Não só pela segurança (porque as redes de proteção estão aí para ajudar), mas pela questão de correntes de vento e da posição solar.
Aposte no contemporâneo e lúdico
Na euforia, muitos casais caem na tentação de encher o quarto de coisas. Móveis torneados, estofados com capitonês, rendas francesas, laços, brasões e franjas. Tudo isso torna o ambiente muito carregado. A tendência atual é uma decoração contemporânea e lúdica com a qual a criança possa conviver bem à medida que cresce.
Pense em móveis versáteis
São inúmeras as opções de berço com variação de altura do colchão e com guardas removíveis. Essa transformação aumenta a sua utilidade para até sete anos, quando a criança passa a dormir em uma minicama. O trocador também é uma peça versátil e pode virar uma bancada de estudos.
Invista em tecidos antialérgicos
É fundamental estar atento aos tecidos utilizados na decoração: invista nos antialérgicos. Também opte sempre que possível por móveis de quinas arredondadas, e cuide para que haja proteção nas tomadas que estão ao alcance dos pequenos.