Navegar é preciso quando se tem barco,lancha ou iate. Mas, nos momentos ancorados, se torna prioritário proporcionar conforto e estilo para o convívio a bordo.Para isso,entram em cena equipamentos que usamos em casa para adicionar uma pitada de luxo ao ambiente. Objetos funcionais ajudam a personalizar os espaços compactos com a decoração. Como as embarcações saem revestidas dos estaleiros, há poucas possibilidades de interferência.
- Temos que usar criatividade - ressalta Cristiane Schneider, arquiteta que, junto com Natasha Simões Pires,ambas do escritório Archic, e mais a arquiteta Carla Oliveira, se uniram para decorar duas lanchas a partir das cores da estrutura,em especial dos costados.
Fotos: Archic, Divulgação
Essas minicasas flutuantes precisam ter equipamentos inquebráveis para uso durante a navegação,mas podem desfrutar do requinte de materiais delicados quando estiverem ancoradas. E o objetivo é sempre aproximar a sensação de bem-estar em terra firme.
- Buscamos levar o conforto de casa para dentro da lancha - diz Natasha, ao explicar que há lugar para tudo, com equipamentos para a família passar um final de semana navegando.
A lancha maior, de 31 pés, tem dois quartos e acabamentos em preto, daí a proposta dos tons dos tecidos e da louçaria. Como quase tudo é integrado, é preciso unificar o uso de cores. Na proposta da lancha de 27 pés e costado azul, foram eleitas as cores cinza e branco.