Em plena efervescência do assunto ciclismo em Porto Alegre, pelo debate da qualidade estética do guarda-corpo para a ciclovia na Avenida Ipiranga, o tema surge como inspiração de um ambiente na Mostra Casa&Cia Praia, em Tramandaí. O projeto da Suíte da Ciclista é do escritório Zarpellon & Araújo Arquitetos, capitaneado pelo casal Jaqueline Zarpellon de Araújo e Cezar Etienne M. de Araújo, junto com o arquiteto Douglas Jardim Plasse.
Ao entrar no espaço térreo com área de 13,13 metros quadrados, a visão do painel metálico, de chapa xadrez, acima da cama deixa clara a temática. Jaqueline conta que buscou uma personagem para ocupar virtualmente a suíte e chegou à premiada ciclista Luana Machado, patrocinada pela Universidade de Passo Fundo. No armário, um abrigo que seria da jovem confirma a proposta de homenagem à ciclista.
Nessa empreitada para escolher elementos coerentes com o universo da esportista, a arquiteta descobriu os capacetes de uso das mulheres ciclistas e dispôs uma sequência das peças funcionais sobre a base metálica de fundo. Transformados em uma instalação ornamental, os capacetes contracenam com uma peça de design, o banco criado por Diego Andrez com sucatas de bicicleta - uma de sua fontes de inspiração extraídas do universo urbano. Ladeiam a cama mesas de cabeceira de laca amarela com rasgo central e painéis verticais de madeira de demolição tingidos com anilina preta.
Descanso de atleta
Para espantar a fadiga, garantindo um descanso de qualidade à garota, Jaqueline ressalta a escolha da cama tipo box com estrutura especial, proveniente do colchão com propriedades eletromagnéticas. A roupa de cama exibe o aconchego de um floreado discreto acrescido de mais um toque romântico, uma pequena almofada central - agrado da arquiteta para a desportista.
Para completar o universo de conforto voltado para a fachada da casa, o banheiro da suíte, com área de 4,79 metros quadrados. No território estético, uma fotografia adesivada em meia-parede remete ao esporte preferido da dona do ambiente. O amarelo da cuba em acrílico da pia dialoga com o tom do mobiliário do quarto contíguo.
- Amarelo é uma cor quente, passa a idéia de energia, vitalidade - justifica Jaqueline.