Aproveite um feriado estendido e descubra as delícias gastronômicas, os vinhos e a recepção calorosa de Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento. No Instagram @SaraBodowsky coloquei vários destaques com outras sugestões desses três destinos!
Guatambu e o Pampa
A Vinícola Guatambu inaugurou seu prédio em estilo espanhol, em Dom Pedrito, em 2013, mas a família está no agronegócio desde 1958. Seu parque solar instalado atende toda a demanda energética para a produção das bebidas, sendo 100% sustentável. Os vinhos são espetaculares, tanto os tintos quanto os brancos e espumantes, todos assinados pela enóloga Gabriela Hermann Pötter.
No site linktr.ee/vinicolaguatambu é possível conferir as datas e agendar participação no Dia Épico, um almoço harmonizado, onde o cliente degusta os produtos com vista para o pampa gaúcho. Ele é oferecido uma vez ao mês com assados, acompanhamento, sobremesa e vários vinhos da casa. Há também a opção de visitações para degustação com petiscos, como tábua de frios. Mais informações no Instagram @vinicolaguatambu.
Vinhos de Santana
Além dos maravilhosos freeshops, Santana do Livramento tem um enoturismo cada vez mais forte. A dica é reservar um tempinho para visitar a Cordilheira de Santana (@cordilheiradesantana.vinhos) – os enólogos Gladistão Omizzolo e Rosana Wagner iniciaram o projeto da vinícola em 1999.
Além dos tintos, destaque especial para os brancos chardonnay e gewürztraminer — esse último, um vinho aromático espetacular. Ao reservar a degustação, não esqueça de pedir para acompanhar com o famoso escondidinho de aipim com charque. Uma harmonização perfeita com tintos — ou com qual você quiser. Informações também em linklist.bio/cordilheiradesantana.
Pôr do sol na Cerros de Gaya
A Vinícola Boutique Cerros de Gaya é um caso onde as fotos dizem mais do que qualquer textão possível. O ideal é curtir o lugar ao pôr do sol, acompanhado de um verdadeiro piquenique junto ao fogo: pães, patês, frutas, risoles, queijos e, é claro, os azeites, pois a Cerros de Gaya possui um lagar próprio para produção de azeite de oliva.
Fica praticamente entre Dom Pedrito e Bagé, onde produz seus vinhos na Vinícola Peruzzo (outro lugar para conhecer). As cores do sol caindo ao fim do dia no horizonte do pampa gaúcho são inesquecíveis.
Mesmo com o frio que fazia no dia em que visitamos, a última coisa que queríamos era sair dali. A proprietária, Eveline Previtali, decorou o lugar com cactos, cristais e muitos detalhes que te apaixonam e fazem querer ficar na Cerros de Gaya. É preciso agendar as visitas com antecedência em cerrosdegaya.com.br. No Instagram, está como @cerrosdegaya.
A casa das Albornoz
Poderia ser a casa das quatro mulheres da fronteira gaúcha, já que a produção dos azeites de oliva da Casa Albornoz têm à frente Virgínia, Ana Luiza, Sílvia e Margarida, todas da família que batiza o lugar.
O espaço, que fica em Santana do Livramento, é preparado para visitação, com uma vista maravilhosa do Cerro de Palomas, e degustação guiada dos azeites — superdidática, porém leve e interessante. É uma ótima oportunidade para quem quer iniciar no mundo dos azeites. Lá mesmo fica o lagar de produção. Você vai pelos azeites e se surpreende com duas outras opções: as nozes pecan e o mel. São deliciosos e também fazem parte da degustação.
Reservas e informações pelo Instagram @casaalbornoz ou pelo site linktr.ee/casaalbornoz.